
Atenção às ordens!
Poodles são tais "cães de pessoas" que eles podem ficar absolutamente frenéticos tentando entender o que você quer que eles façam para que eles possam fazer isso e te fazer feliz. Cabe a você certificar-se de que eles entendam claramente qualquer comando que você queira que eles obedeçam.
Todos feridos
Os poodles são considerados cães emocionais e excitáveis, embora o poodle padrão tenda a ser menos do que a miniatura e o brinquedo. Poodles também são inteligentes como um chicote, perdendo apenas para o border collie, e os poodles estão mais ansiosos para agradar, enquanto o collie pode discutir com você porque ele tem certeza que ele sabe melhor. Ensine seu poodle a seus comandos quando ele estiver relaxado - depois de uma longa caminhada é um bom momento. Ele será capaz de se concentrar melhor.
Falar claro
Humpty Dumpty disse a Alice: "Quando eu uso uma palavra, significa exatamente o que eu escolho para significar - nem mais nem menos." Um comando é qualquer som que tenha significado para o seu poodle, mas ele não fala necessariamente inglês. Pode ser o som de um abridor de latas - se isso significa "O jantar é servido", ele vai correr. Se você disser "blert" e oferecer um deleite ao empurrar para baixo em sua garupa, ele vai aprender a estacionar sua bunda sempre que você diz isso. Os cinco comandos básicos de obediência em inglês são: sentar, ficar, descer e calcanhar. Observe que todas são palavras curtas e simples. Os mesmos comandos em alemão são hier, sitz, bleib, platz, fuss. Estes têm as mesmas qualidades e significam a mesma coisa. No entanto, os comandos poderiam facilmente ser sílabas sem sentido ou em marciano e ainda funcionariam, contanto que você e o cão entendam o que é esperado.
Modo de Comando
Não é tanto o que você diz quanto diz. Você não tem que soar como um sargento gritando ordens em seu esquadrão, mas precisa falar com firmeza e clareza. Respire fundo e firme o diafragma. Reduza a sua voz em volume (os cães têm audição muito boa) e em tom (chiados agudos excitam os cães). Diga o nome dele para chamar sua atenção, dê o comando e, se necessário, use um auxílio de treinamento. Um auxiliar de treinamento é um sinal físico que sugere a resposta desejada. Com um cavalo, é um aperto de suas pernas ou uma mudança de peso na sela; com um cachorro, pode ser uma contração da coleira ou um toque da mão. Assim que ele fizer o que deve, recompense-o com um clique, um tratamento ou um "adorno". Se ele não conseguir, mantenha a calma e mostre-lhe como voltará a fazê-lo.
Comandos Silenciosos
Enquanto você está ensinando seus comandos falados, você também pode ensiná-lo sinais manuais para acompanhá-los. Para ensinar "sente-se", fique na frente do seu cão com um deleite na palma da sua mão ao nível do seu umbigo. Quando você tiver a atenção total do cão, diga "senta" e levante a mão até o peito. Seu nariz deve seguir o tratamento, e quando a cabeça sobe, a parte traseira geralmente vai para baixo. "Olhe" (um comando preliminar muito útil para ter certeza de que ele está bem focado) está trazendo o deleite até sua boca para fazê-lo olhar seu rosto. Um sinal de mão para "parar", "descer" ou "entrar" pode salvar a vida do seu cão se ele estiver em perigo, mas longe demais para ouvir um comando verbal, e se o seu cão tiver a infelicidade de ficar surdo, vocês dois ainda pode se comunicar.




