A Fibra Lhe Dá Gás?

Autor: | Ultima Atualização:

Alimentos ricos em fibras podem dar gás.

Fibra é material feito por plantas que não são muito bem digeridas pelas pessoas. Alguns tipos de fibras são um pouco melhor digeridos do que outros, mas no geral, a maioria das fibras passa pelo seu sistema gastrointestinal intacto. A fibra dietética é recomendada por nutricionistas porque está fortemente ligada a muitos benefícios para a saúde. Gás ou inchaço é um efeito colateral comum de dietas ricas em fibras.

tipos

A fibra dietética é classificada como solúvel ou insolúvel, o que significa que ela se dissolve na água ou não. Fibra insolúvel, muitas vezes referida como celulose ou simplesmente "volumoso", é o tipo de fibra menos digerível. Uma pequena porcentagem de celulose é quebrada em seu intestino grosso por bactérias amigáveis ​​através do processo de fermentação, mas a grande maioria passa através de seu sistema não digerido. Benefícios de comer fibra insolúvel incluem a limpeza do trato intestinal e combater a constipação, promovendo movimentos intestinais regulares. Em contraste, fibras solúveis como a pectina se dissolvem na água e se tornam pegajosas nos intestinos, o que leva à fixação e remoção de toxinas e excesso de colesterol.

Produção de Gás

O gás intestinal e a flatulência são efeitos colaterais comuns das dietas ricas em fibras. O gás, que é principalmente dióxido de carbono, é um subproduto da fermentação bacteriana da fibra. Quanto melhor digerida a fibra, mais gás é produzido. Isso depende de muitos fatores, sendo o principal a quantidade de tempo que a fibra gasta no intestino grosso - quanto maior o tempo, maior o processo de fermentação. Outros fatores incluem a capacidade da bactéria de fermentar fibras, o tipo de fibra e as diferenças individuais. Por exemplo, algumas pessoas simplesmente lidam melhor com dietas ricas em fibras e apresentam menos sintomas.

Recomendações

Recomendações diárias de fibra para adultos variam de cerca de 21 a 38 gramas, dependendo do sexo, tamanho corporal, ingestão calórica e idade. Vegetais fibrosos, como cenoura, brócolis e espinafre, são ricas fontes de celulose, enquanto farelo de trigo, legumes e frutas, como maçãs e cerejas, são ricas fontes de pectina e outras fibras solúveis.

sugestões

A fibra insolúvel não se dissolve na água, mas atrai água no intestino grosso e eleva as fezes. Beber muita água com uma dieta rica em fibras é uma necessidade, porque a falta de água no seu sistema leva a constipação, motilidade intestinal reduzida e mais fermentação e produção de gás. O gás intestinal também é causado por certos produtos químicos em vegetais, especialmente repolho, couve-flor, brócolis e feijão. Comer muita fruta pode levar ao inchaço porque as bactérias intestinais também fermentam açúcar ou frutose. Resíduos químicos no exterior de frutas e legumes causam problemas gastrointestinais também. Misturar alimentos fibrosos com produtos lácteos pode torná-lo gasoso se você for intolerante à lactose, que é a incapacidade de digerir o açúcar do leite ou a lactose.