Os Gatos Mais Velhos Têm Unhas Macias?

Autor: | Ultima Atualização:

A secura das unhas é comum em gatinhos idosos.

Gatos confiam em suas garras para mais do que você pode perceber, de auto-defesa para alongamento e exercício físico. Com o envelhecimento, você pode perceber que as garras do seu amigo fofo não são tão fortes quanto costumavam ser. Gatos idosos tendem a ter garras significativamente mais fracas do que os mais jovens.

Endurecimento

De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, as garras de gatos idosos não se tornam mais macias com a idade. De fato, a realidade é exatamente o oposto. Quando os felinos envelhecem, suas garras tendem a assumir uma textura muito mais dura e frágil.

Enfraquecimento

Garras felinas também se tornam significativamente mais fracas com a idade, apesar de suas texturas mais difíceis. Se você perceber que as garras da sua pequena bola felpuda parecem quebrar e se dividir com muito mais facilidade do que nos anos anteriores, não coça sua cabeça em confusão - essa fragilidade é apenas uma parte normal de ser um gato mais velho. As unhas excessivamente secas também são um sinal de envelhecimento no mundo felino.

Problemas de leito de unhas

Se as garras do seu gato idoso são especialmente moles, a condição pode ser o resultado de um possível problema no leito ungueal, como a paroníquia infecciosa, em vez do envelhecimento puro. A suavidade pode estar relacionada ao inchaço ao redor das garras ou a placas de unhas deformadas. Se você suspeitar que qualquer um deles pode ser o problema, agende uma consulta com seu veterinário imediatamente para investigar a situação da garra do seu gatinho.

Prevenção

Como as unhas felinas podem amolecer devido à infecção nos leitos ungueais, você vai querer ser mais vigilante. Deixe um veterinário cortar as unhas do seu gato se for necessário aparar. Quando as garras são aparadas muito de perto, elas podem se tornar especialmente propensas a infecções nas unhas. Diligentemente remova a sujeira que você percebe em torno das garras do seu gato. Use uma pinça. Se você notar qualquer possível sintoma de infecção nas patas do seu gato - como a presença de pus ou sangue - leve-a ao veterinário para um exame o mais rápido possível.