Os Gatos Levam Ácaros?

Autor: | Ultima Atualização:

A coceira do seu gato pode ser mais do que apenas pele seca.

Os ácaros são pequenos parasitas parecidos com caranguejos que invadem as orelhas ou a pele de Kitty, causando coceira intensa e uma série de sintomas angustiantes. Essas minúsculas pragas podem viver em seu furbaby por dias, engolindo os óleos, as ceras e a pele morta do seu animal de estimação. Seu veterinário pode diagnosticar e tratar os hóspedes não convidados de Kitty.

Ácaros da orelha

As orelhas do seu gato podem ser o lar de um número de parasitas de oito patas, mas os mais comuns são os ácaros Otodectes cynotis. Próspera em cera de Kitty e óleos que constroem no canal do ouvido, esses ácaros são pouco visíveis, mas podem causar estragos nas orelhas e pele. Seu gato é mais propenso a ter ácaros da orelha de estar ao ar livre ou de contato direto com outro animal de estimação infectado em casa. Sinais comuns de ácaros da orelha em gatos incluem cabeça tremer, forte odor, esfregando ou coçar as orelhas, crostas ou arranhões perto das orelhas, ou infecções das orelhas ou da pele circundante, de acordo com a ASPCA. Se você suspeitar que seu gato tem ácaros enlouquecedora, seu veterinário pode receitar gotas para os ouvidos ou creme tópico para iniciar o processo de erradicação.

Sarna felina

Sarna felina, também conhecida como Notoedres cati, é uma doença de pele contagiosa que causa coceira intensa e problemas de pele. Com o coçar incessante do seu pobre gatinho, você pode esperar que a pele se torne crua e inflamada. Crostas grossas, amarelas ou cinzentas, ao redor das bordas das orelhas, pescoço e face significam que a Kitty tem sarna, mas cascas e pele enrugada também podem aparecer na genitália e nas patas do seu gato. Na maioria das vezes, os ácaros do seu gato foram transmitidos por outro animal infectado. Se o seu veterinário suspeitar que o seu gato tem escabiose felina, ele pode recomendar mergulhos com cal e enxofre a cada sete dias até que os ácaros tenham sido eliminados.

Trombiculose

A trombiculose é um tipo de sarna causada pela família Trombiculidae de ácaros parasitas no estágio larval. Esses ácaros são parecidos com aranhas minúsculas, saltando para o hospedeiro enquanto o gato fica ao ar livre no chão ou enquanto ele anda em áreas de alto risco. Esses pontos de cor laranja são sedentários quando ligados ao seu felino, geralmente encontrados em cachos na cabeça, barriga, pés ou orelhas. Você pode suspeitar de trombiculose se seu gato, que é saudável, apresentar vermelhidão, perda de cabelo, inchaços ou crostas na pele. Seu veterinário pode tirar raspas de pele para obter evidências de larvas de ácaros e prescrever um tratamento geral para a sarna. Ela também pode prescrever antibióticos para tratar infecções secundárias causadas por mordidas ou arranhões devido à coceira excessiva de seu gato.

Andando caspa

O tipo mais comum de caspa ambulante em felinos são os ácaros Cheyletiella blakei. Andar caspa é extremamente contagiosa, muitas vezes passou de animal para animal. De acordo com o Manual Merck para a Saúde Animal de Estimação, o uso regular de inseticidas pode ser benéfico no controle dos ácaros que causam a caspa. Os sinais mais comuns desses parasitas de oito patas são infestações e descamação da pele. Gatos que se tornaram infestados com os ácaros muitas vezes desenvolvem coceira intensa, crostas na pele e pequenas protuberâncias que assolam suas costas. É importante procurar tratamento do seu veterinário se suspeitar que o seu gato tenha uma caspa ambulante, uma vez que os seres humanos são frequentemente infestados. Em muitos casos, o tratamento para livrar seu gato desses ácaros é um mergulho semanal com inseticida.