
Calcule o patrimônio financeiro de sua família subtraindo as dívidas dos ativos.
Ativos e dívida são termos que muitos de nós associamos aos balanços das empresas, mas também se aplicam às finanças domésticas e familiares. A compreensão desses termos ajuda os casais a definir metas financeiras de curto e longo prazo e identificar claramente itens em orçamentos pessoais. Enquanto os consumidores muitas vezes se endividam para adquirir e acumular ativos, as famílias podem ter problemas quando a dívida aumenta rapidamente ou os ativos diminuem rapidamente. Aumentar os ativos e diminuir a dívida melhora o patrimônio financeiro de uma família.
Ativos
Para fins de planejamento financeiro doméstico, os ativos têm um valor significativo no mercado aberto. Dinheiro, imóveis, investimentos, veículos, apólices de seguro com valores em dinheiro, arte e jóias são considerados bens da casa. Ativos aumentam e diminuem em valor com base na demanda do mercado. Muitas famílias estabelecem uma meta para acumular ativos suficientes durante os anos de trabalho para gerar renda e viver confortavelmente na aposentadoria. Famílias com ativos podem liquidá-las ou vendê-las em tempos de crise financeira, como perda de emprego ou problemas médicos de longo prazo.
Dívida
Dívida refere-se ao dinheiro devido aos credores. As pessoas usam a dívida para fazer compras atuais sem dinheiro. Eles se comprometem a pagar o empréstimo com juros, dinheiro cobrado pelo credor pelo privilégio de pedir os fundos. Algumas dívidas permitem que os indivíduos façam compras ou investimentos que potencialmente aumentam em valor, como imóveis, educação e investimentos em ações e títulos do mercado. A dívida, como a dívida de cartão de crédito ou a dívida de empréstimo ao consumidor, acumula-se se o dinheiro for emprestado regularmente sem ser liquidado. À medida que a dívida aumenta, também aumentam os juros, os pagamentos mensais exigidos e o tempo necessário para pagá-los. O aumento da dívida pode resultar em orçamentos domésticos desequilibrados e, em casos graves, atrasar a aposentadoria à medida que as famílias trabalham para pagar dívidas em espiral.
Patrimônio Líquido
Ativos e dívida são componentes-chave do patrimônio financeiro de uma família. Calcule o patrimônio líquido totalizando seus ativos e suas dívidas pendentes e subtraindo as dívidas de seus ativos. O patrimônio líquido de casais jovens é geralmente baixo e às vezes negativo, especialmente se ambos os cônjuges tiverem empréstimos estudantis, empréstimos de carro e pagamento de hipoteca. À medida que os ativos se acumulam e crescem e a dívida cai, seu patrimônio líquido aumenta. Os bancos e as instituições de crédito revisam o patrimônio líquido das famílias ao avaliar pedidos de empréstimos e hipotecas. As condições econômicas também afetam o patrimônio líquido, já que o valor dos imóveis e os investimentos flutuam.
dicas
Obter taxas de juros mais baixas, garantindo dívida contra ativos, como uma casa, veículo ou investimentos. Dívidas seguras, incluindo hipotecas, empréstimos para carros e linhas de investimento de crédito, custam menos do que a dívida não garantida, porque são menos arriscadas para o credor, que pode confiscar o ativo e vendê-lo se você não efetuar seus pagamentos.
Revise seu patrimônio líquido da família em intervalos regulares, quando você se encontrar com seu planejador financeiro ou como um casal. Se você não estiver satisfeito com o progresso em aumentar seu patrimônio líquido, reveja seu pagamento da dívida e estratégias de poupança e hábitos de consumo. Você pode ter que ajustar seu orçamento mensal para voltar à pista.




