
Agentes imobiliários gostam de usar jargão e termos específicos do setor que podem deixá-lo nervoso se você nunca comprou uma casa. Seu agente pode chamar a papelada inicial que você envia ao vendedor um "contrato de venda", mas esse é apenas outro termo para uma "oferta". Ofereça uma melhor fala ao que você e seu cônjuge estão realmente fazendo; entrar em uma negociação. Os termos "contraproposta" e "oferta final" indicam vários estágios do processo.
Oferta inicial
Quando você está fora caçando casa com seu agente e tropeçar em cima de sua casa de sonho, ela provavelmente dirá, "Ótimo! Vamos escrever uma oferta." Ela pode ter os formulários de oferta padrão em sua pasta, mas provavelmente você voltará ao escritório para preencher a papelada. Uma oferta inicial baseia-se nos termos do vendedor incluídos por seu agente no serviço de listagem múltipla - que seu agente terá. Ele especifica o endereço da propriedade e as coisas que vêm com a casa, como os eletrodomésticos, e anota a quantidade de dinheiro que você está colocando na mesa para mostrar que está falando sério (geralmente alguns milhares de dólares) e uma data de encerramento proposta . As ofertas iniciais também estipulam alguns "disjuntores de negócios", chamados de contingências, como se você quer uma inspeção residencial. A parte mais importante da oferta inicial é o preço. Se você oferecer ao vendedor exatamente o que ele quer, a negociação acabou. Você pode prosseguir com a aprovação final do empréstimo e preparar o fechamento.
Contra-oferta
Se você oferecer ao vendedor menos do que o preço pedido ou solicitar termos que variem daqueles especificados na listagem, espere uma contraproposta. Uma contraproposta parece um pouco mais confusa do que uma oferta inicial porque o vendedor ou seu agente usa uma caneta para rabiscar e escrever os termos acima dos quais não gosta. Assim, por exemplo, se o preço de tabela de uma casa for $ 260,000 e você oferecer $ 250,000, o vendedor poderá anular sua oferta fazendo um cross-out de seu preço e escrevendo o preço que deseja aceitar, digamos $ 256,000. A maioria dos itens em contratos imobiliários é negociável, portanto, você pode obter uma contraproposta em relação a qualquer número de itens do contrato, mesmo que o vendedor concorde com seu preço.
Oferta final
Nos casos em que você ou o vendedor simplesmente não podem negociar, qualquer um de vocês pode indicar quando a oferta é final. Por exemplo, se você e seu cônjuge só se qualificarem para um empréstimo inicial de $ 250,000 e você não puder aceitar qualquer contraproposta do vendedor em relação ao preço, informe ao seu agente que sua oferta inicial será sua oferta final. Continuando com este exemplo, o vendedor pode não ser capaz de aceitar sua oferta se sua obrigação hipotecária exceder seu preço. As ofertas finais mostram que um lado simplesmente não consegue cumprir os termos do outro lado, e as negociações podem cair como resultado.
Considerações
Nos mercados imobiliários de alta velocidade, as ofertas são negociadas e aceitas no mesmo dia. Em mercados lentos, no entanto, você pode ter que sentar e aguardar alguns dias enquanto o vendedor considera sua oferta. Não fique ansioso mesmo quando o vendedor não responder à sua oferta rapidamente. Para comprar a casa dos seus sonhos ao seu preço e condições, você pode ter que jogar legal enquanto o vendedor se aquece com a idéia de aceitar sua oferta.




