Pode Uma Dedução Fiscal Passada Negligenciada Ser Reivindicada Atualmente?

Autor: | Ultima Atualização:

Deduções fiscais vêm em tantos sabores que pode ser fácil ignorar um. Se você se esqueceu de reivindicar, digamos, algumas despesas de ensino ou uma parte dedutível de impostos do seu registro automático, seria ótimo poder voltar no tempo, corrigir o erro e receber seu dinheiro de volta. Bem, o Internal Revenue Service permite que você faça exatamente isso com o Form 1040X, a "Declaração de Imposto Individual dos EUA emendada". E para um verdadeiro toque de retorno, você até mesmo preenche o formulário no papel.

1040X marca o ponto

Para reivindicar uma dedução fiscal anteriormente não declarada, você precisará de uma cópia do Formulário 1040X, que pode ser baixado do site do IRS. Você deve usar o papel 1040X, independentemente do formulário utilizado para o seu retorno original - 1040, 1040A ou 1040EZ - e independentemente de ter sido arquivado eletronicamente ou em papel. Se a dedução se aplicar em mais de um ano, você deverá preencher e enviar um 1040X separado para cada ano.

De volta no tempo

Para a maioria das deduções negligenciadas, o prazo para apresentar um retorno corrigido é de três anos a contar da data de vencimento do retorno original que você está corrigindo, ou dois anos a partir da data em que você pagou qualquer imposto desse retorno, o que ocorrer mais tarde. Digamos que é o ano 2015 e você deseja alterar seu retorno para o ano fiscal 2012. Esse retorno foi devido em abril 15, 2013, então você teria até abril 15, 2016, para arquivar um 1040X. Mesmo se você fosse um cidadão-modelo (e o cliente dos sonhos de um contador) e tivesse arquivado seu retorno em janeiro 2013, você ainda teria até abril 2016. Se por algum motivo você não tiver realmente pago o imposto devido a partir desse retorno até julho 2014, então você teria até julho 2016 - dois anos - para alterar o seu retorno. Mais uma coisa: se você tivesse recebido uma extensão para arquivar o retorno original, seu relógio de três anos começará a marcar quando o IRS receber seu retorno, independentemente do prazo fornecido pela extensão.

Circunstâncias especiais

Em certas situações, o IRS permite mais tempo para apresentar um retorno emendado, mas esses não são o tipo de coisa com que a maioria dos contribuintes precisa lidar. Por exemplo, você tem 10 anos para reivindicar uma dedução de impostos pagos a um governo estrangeiro e sete anos se descobrir que uma ação que você possuiu se tornou inútil - literalmente inútil, como se não tivesse valor algum. As instruções para o Form 1040X descrevem outras exceções, mas se você estiver nesse tipo de barco, talvez seja melhor verificar com um profissional de impostos.

Obtendo-o feito

Quando você baixar o 1040X, vá em frente e baixe as instruções também, e elas lhe dirão exatamente onde reportar sua dedução não reivindicada anteriormente. Basicamente, você estará identificando quais números no seu retorno original estão errados, fornecendo o número correto e depois, no verso, explicando o motivo da mudança. Se a alteração do seu retorno envolver alterações em outros formulários, como o Anexo A, suas deduções detalhadas, anexe cópias atualizadas desses formulários ao seu 1040X. Quando estiver pronto, coloque todos os trabalhos em um envelope, coloque um carimbo (ou dois) nele e envie-o para o endereço identificado nas instruções 1040X. O IRS quer uma cópia impressa, então você não pode e-arquivo. Desculpa.