Que Tipos De Rochas Para Uso Em Aquários De Água Salgada

Autor: | Ultima Atualização:

Peixe-leão, muitas vezes sair em cavernas.

A maioria dos layouts de aquário de água salgada apresentam proeminentemente rockwork. Rochas dão lugares para os peixes se esconderem e ajudá-los a se sentirem seguros. Além disso, rockwork fornece um lugar para ancorar invertebrados como corais. No entanto, a sua seleção de rockwork é importante, uma vez que alguns tipos de rocha podem afetar a química da água, seja purificando a água ou contaminando-a.

Rock ao vivo

A rocha viva consiste em esqueletos de corais mortos e velhos que foram colonizados por outros organismos. Mais importante ainda, a rocha viva contém bactérias que quebram os resíduos de peixe, ajudando a fornecer filtragem biológica para o seu aquário. Rocha viva de alta qualidade geralmente contém outros organismos, incluindo algas incrustantes desejáveis, esponjas e minhocas ornadas. No entanto, você precisa curar rock ao vivo ou comprá-lo já curado. A cura é o processo de deixar os organismos delicados mortos no transporte apodrecer antes de adicionar a rocha ao seu aquário, onde eles podem sujar a água.

Rocha solúvel

Aquários especiais de água salgada, chamados de tanques de recifes, possuem corais e outros invertebrados. Esses organismos absorvem cálcio e outros minerais da água e os utilizam para construir suas estruturas de suporte duras. Em tal aquário, você precisa substituir o cálcio que esses organismos absorvem. Você pode fazer isso usando rocha com calcário, como calcário, arenito e calcário em seu paisagismo. Estas rochas lentamente lixiviam cálcio e outros minerais no aquário, imitando o processo pelo qual esses minerais entram na água do mar.

Rochas Inertes

Você também tem a opção de usar pedras quimicamente inertes. Esta é uma escolha incomum para aquários de água salgada, mas não vai doer nada, e pode criar um aquário de aparência única. Uma grande variedade de rochas não tem efeito sobre a química da água. Isso inclui rochas como quartzo, ardósia e granito. Muitas lojas de animais vendem essas pedras para uso em tanques de peixes.

O que evitar

Você deve sempre obter suas rochas de lojas de animais. Nunca colete suas próprias pedras. Alguns contêm metais tóxicos e elementos como arsênico e cobre. Muitos organismos marinhos, incluindo tubarões e invertebrados, são particularmente sensíveis aos metais dissolvidos. Além disso, uma rocha pode ter sido pulverizada com herbicida ou pesticida, o que causaria estragos em criaturas de água salgada. Mesmo rochas de lojas de ferragens ou depósitos de paisagismo podem ter sido preventivamente pulverizadas com vários produtos químicos. Lojas de animais vendem pedras que você sabe que são seguras.