O seguro residencial protege sua casa contra emergências imprevistas
O seguro residencial é uma despesa comum associada à posse de sua própria casa, mas nem todos os novos proprietários sabem o que este seguro cobre. Talvez mais importante, muitos proprietários não conhecem as limitações de suas políticas e se encontram sem a cobertura que achavam que tinham quando mais precisavam. Conhecer o propósito do seguro residencial e o que ele cobre ou não pode ajudá-lo a tomar decisões importantes sobre a proteção de sua propriedade e o corte de gastos desnecessários.
Finalidade
O seguro residencial é projetado para oferecer proteção em caso de perda ou danos à sua casa e propriedade. A apólice de seguro de um proprietário típico inclui proteção tanto para a casa quanto para a propriedade em que se encontra, bem como outros edifícios ou estruturas naquela propriedade. A maioria das apólices de seguro de proprietário também oferece proteção para quaisquer itens dentro da casa ou outras estruturas. Em caso de danos ou roubo, você é reembolsado pelo custo de reparos ou substituição, bem como o tempo que você deve gastar fora de casa enquanto os reparos estão sendo feitos.
Cobertura
A maioria das apólices de seguro de proprietário compreende um conjunto específico de componentes básicos de seguro, comumente conhecida como política "HO-3". A cobertura HO-3 inclui proteção contra fenômenos climáticos como vento, iluminação, gelo e neve, além de proteção contra incêndio, fumaça e explosão. Enquanto sua casa permanecer ocupada e não ficar vazia por 30 dias ou mais, você também terá proteção contra roubo e vandalismo. Estruturas e bens pessoais são segurados contra danos causados pela queda de árvores e objetos similares, e sistemas internos como encanamento e sistemas de aquecimento também são segurados contra danos
Responsabilidade
O seguro residencial normalmente também oferece cobertura de responsabilidade para sua propriedade. Sua apólice provavelmente cobrirá os custos associados a acidentes em sua propriedade, incluindo tratamento médico se um visitante cair em seus passos ou for mordido por seu cão. Esta cobertura também protege contra danos causados por sua propriedade, como uma árvore em seu quintal, perdendo um membro que cai e danifica a casa de um vizinho. O montante da cobertura de responsabilidade depende dos termos da própria política
Exclusões
Nem todos os desastres naturais ou tipos de danos são cobertos pelo seguro do proprietário. Enchentes e terremotos são tipicamente excluídos da cobertura, assim como os atos de guerra e acidentes nucleares. Os danos aos veículos não são cobertos, embora os veículos normalmente tenham seu próprio seguro. Os backups de esgoto que causam danos por transbordamento não são cobertos, e os danos ao terreno sob sua casa são normalmente excluídos. Os danos causados pelo tempo à madeira exposta, como cercas e pátios, não são cobertos, nem o pavimento rachado. O roubo de áreas de construção não é coberto, e os danos causados por tubos congelados em áreas de construção são tipicamente excluídos também. Se os locatários estiverem morando em sua casa, o seu seguro não cobrirá suas propriedades pessoais.
Políticos
Você pode adquirir políticas de cobertura adicionais conhecidas como "ciclistas" para fornecer proteção adicional que não é oferecida pelo seu política principal. Os pilotos comuns incluem seguro contra inundações, seguro contra terremotos e seguro para residências ou outros edifícios que ainda estão em construção. Se você usar uma parte de sua casa como um escritório em casa, poderá precisar de um ciclista para garantir a proteção de seu equipamento comercial e a parte da casa que é usada exclusivamente para fins comerciais.
Você precisa de cobertura?
Na maioria das circunstâncias, o seguro de proprietário não é exigido por lei. Se sua casa estiver sob hipoteca, talvez seja necessário manter uma política como um termo do contrato de empréstimo, especialmente se você tiver recebido um pagamento relativamente pequeno e emprestado a maior parte do valor de sua casa. O cancelamento do seguro de proprietário reduz suas faturas mensais, mas você terá que pagar o custo total da recuperação de qualquer roubo ou dano que ocorra em sua propriedade. Se você decidir comprar um seguro de imóvel depois de não ter cobertura, você pode ter que pagar depósitos adicionais.