Quais São As Causas Dos Gatos Urinar E Defecar Em Móveis?

Autor: | Ultima Atualização:

Sujar a casa não é divertido para ninguém.

Embora os gatos sejam frequentemente considerados como animais de baixa manutenção quando se trata de problemas potty, isso nem sempre é verdade. Na verdade, assim como os cães, os felinos são ocasionalmente suscetíveis a problemas no banheiro. Se a casa suja do seu gato está arruinando a decoração da sua casa, uma investigação pode estar em ordem.

Insatisfação com a caixa de areia

Se o seu gato não está satisfeito com sua situação de caixa de areia por qualquer motivo, ele pode apenas decidir deixá-lo saber, aliviando-se em todos os lugares, mas dentro da bandeja - uh oh. Ponderar sobre todas as possíveis razões pelas quais sua bola de pêlo pode estar insatisfeita com sua situação de caixa de areia, desde a textura da ninhada até a localidade específica de sua casa. Talvez você tenha mudado o tipo de ninhada de seu animal de estimação e ele prefere algo com um cheiro menos conspícuo. Você pode não limpar a caixa com freqüência suficiente. Gatos, por vezes, possuem elementos de comportamento "aberração limpa". Talvez ele se sinta chateado por ter que usar uma caixa ao lado da porta da frente - grande invasão de privacidade! Lembre-se também que os gatos muitas vezes se ressentem de ter que compartilhar caixas de areia com outros gatos domésticos. Felinos gostam de ter seus próprios espaços.

Seu gato também pode estar exibindo uma nova preferência de superfície. Se você notar ele sujando seu sofá de pelúcia, talvez seja porque ele gosta da textura mais macia e suave. Sua maca atual pode parecer um pouco abrasiva demais contra seu corpo. Nesse caso, explore suas opções e considere o uso de uma ninhada mais refinada.

Pulverização de urina

Quando um gato está urinando em móveis, ele pode estar realmente pulverizando, um padrão comportamental que é comum em ambos os sexos. A pulverização tem muitas causas potenciais diferentes. Talvez você apenas tenha acolhido um bebê recém-nascido na casa e Kitty esteja marcando seu território porque ele se sente ignorado, negligenciado e solitário. Ele também pode ser influenciado por hormônios em fúria, e está pulverizando o sofá pela janela da sala de estar como uma tentativa de enviar uma mensagem "me avise" para todos os gatos da rainha nas proximidades. Em termos de estresse, talvez o seu agregado familiar tenha passado por muitas fricções e brigas recentemente e esteja agindo devido à enorme ansiedade de tudo isso.

Problemas de saúde

Um gato urinando e defecando em móveis também pode estar relacionado a várias doenças de saúde, coitadinho. Em casos de micção, considere distúrbios, incluindo infecção do trato urinário, infecção bacteriana e diabetes. Se o seu gato está do lado geriátrico, ele pode ser apenas incontinente. Se a defecação é a questão frustrante, considere a doença ou síndrome inflamatória intestinal, colite ou até mesmo um caso padrão de diarréia. Um veterinário será capaz de lhe dizer se a contaminação do seu gato é realmente um sintoma de uma condição de saúde, então faça essa consulta crucial.

Problemas cognitivos

Se seu animal de estimação é idoso, problemas cognitivos podem ser o culpado por trás da eliminação problemática. Gatos geriátricos geralmente têm pouca visão, então considere a noção de que seu filho não consegue encontrar o caminho de volta para sua caixa para usá-lo. Desorientação e confusão também são dificuldades comuns para gatinhos idosos. Se você combinar confusão e má visão, a evasão da caixa de areia não é surpresa. Tente tornar a vida mais fácil para o seu gato, colocando mais caixas de areia em toda a sua casa. Quanto mais bandejas houver, mais fácil será para o seu gato encontrar um quando necessário.