Entre com confiança e tenha um aperto de mão firme.
A busca por um emprego executivo pode ser difícil. Muitos candidatos qualificados e impressionantes estão competindo pela mesma posição. E muitas vezes, esses candidatos podem ter experiência em entrevistas extensas de suas longas carreiras. Na verdade, eles provavelmente entrevistaram as pessoas e sabem exatamente o que fazer. Destacar-se deste tipo de multidão pode ser difícil, mas definitivamente não impossível.
Primeiras impressões
Quando você está competindo com outros executivos por um trabalho, a primeira impressão que você faz pode ser crucial. Os entrevistadores provavelmente julgarão sua personalidade e inteligência com base em como você se apresenta nos primeiros segundos 30 de sua entrevista. Entre na entrevista com confiança, com a cabeça erguida, fazendo contato visual e tendo um aperto de mão firme. A confiança é especialmente vital quando você está gerenciando outras pessoas. Fale claramente e devagar. Não carregue muito com você para que você não pareça desajeitado ou confuso. Você pode até se registrar em uma entrevista simulada para que você possa se observar e ver objetivamente como você aparece para os outros.
Ouça primeiro
A maioria das pessoas gosta de falar de si. Isso pode ser especialmente verdadeiro para os executivos, que têm uma longa lista de realizações e um longo histórico de trabalho para compartilhar. Mas se você fala demais ou tenta se vender demais, seu entrevistador pode sair pensando que você não tem boas habilidades de escuta. Em vez disso, ouça atentamente cada pergunta que lhe for feita, reformule a pergunta para mostrar que a entende ou peça esclarecimentos se precisar. Em seguida, mantenha suas respostas curtas e concisas enquanto ainda retransmite todas as informações essenciais.
Transformar negativos em positivos
Mesmo ao entrevistá-lo para um cargo executivo, seu entrevistador perguntará sobre projetos que falharam ou fraquezas em seu currículo. Quando você tem um histórico de trabalho mais longo, provavelmente terá mais por onde escolher. Não mude a culpa em um projeto que falhou. Em vez disso, descreva como você corrigiu o problema mais tarde e o que você aprendeu com o projeto que você levou adiante para atribuições futuras. Se perguntado sobre sua maior falha, não diga apenas que você não é especializado em uma área e está aprendendo. Em vez disso, fale sobre as etapas que você está tomando para corrigir uma fraqueza, como se inscrever em um programa de falar em público.
Pontos de dor na pesquisa
Os candidatos mais sérios pesquisam a empresa que está entrevistando-os. Para se destacar de outros executivos, torne sua pesquisa única. Procure áreas onde a empresa precise de melhorias e que caiam no seu campo de especialização. Isso pode incluir mudanças no website que ajudarão no crescimento, novas aquisições de software, táticas de relações públicas ou qualquer outra coisa pela qual você seria responsável. Não seja arrogante sobre suas descobertas, no entanto. Basta apresentar brevemente a informação como um conselho amigável. Isso demonstra sua experiência e mostra que você é proativo e preocupado com o sucesso da empresa.