Qualificações Para Um Âncora

Autor: | Ultima Atualização:

Trabalhar na mesa de ancoragem requer a capacidade de realizar várias tarefas.

Apresentar a notícia na frente de uma câmera de TV pode parecer um show dos sonhos - mas a realidade é que é necessária uma pessoa especial que possua a mistura certa de personalidade e persistência. As âncoras vêm de muitas esferas da vida, mas a maioria tem pelo menos algumas qualificações básicas que as tornam boas no que fazem, como experiência em redação ou jornalismo e capacidade de pensar de pé.

Educação

Como é o caso de jornalistas de todos os tipos, a educação básica necessária para um apresentador é um diploma de bacharel em comunicação, jornalismo, inglês ou mídia digital. Pessoas com outros graus ou com especialização em ciência política, ciências, medicina ou direito também podem trazer profundidade a uma organização jornalística. Muitas vezes, as âncoras começam como repórteres de nível de entrada, produtores ou escritores que trabalham nas fileiras. Para torná-los candidatos mais atraentes, os candidatos geralmente buscam o mestrado em jornalismo ou em uma área de conteúdo específica.

Idioma Inglês

Seja qual for o grau de bacharel que obtiveram, as âncoras precisam ter aprendido uma coisa importante: como se comunicar de forma eficaz. Uma qualificação básica para um âncora ou âncora é a capacidade de escrever bem e de entender a mecânica da boa escrita. Sem boas habilidades de escrita, um repórter, escritor ou produtor não é susceptível de ganhar a credibilidade necessária para subir ao ponto de âncora. Durante a faculdade, todos os jornalistas devem ter aulas de redação jornalística, gramática, mecânica e composição, bem como cursos que os ajudem a aprender habilidades de pensamento crítico.

Tecnologia

As âncoras também precisam ter a capacidade de aprender novos programas de computador ou tecnologias rapidamente, para que possam apresentar uma história convincente para o público com conhecimento de tecnologia. As âncoras podem enviar tweets durante um intervalo comercial, configurar transmissões ao vivo para fornecer notícias de última hora ou ajudar a criar mapas que mostrem a localização de uma grande história. Tudo isso requer um conhecimento prático das tecnologias disponíveis e a capacidade de determinar quais novas tecnologias irão beneficiar suas transmissões.

Dom do Gab

Escrever é fundamental - mas as âncoras precisam fazer mais do que apenas escrever palavras em uma página ou site. Eles também têm que ser capazes de falar claramente, sem atrapalhar ou ficar com a língua presa. Isso pode ser uma habilidade aprendida; quanto mais tempo um repórter ou jornalista passa na frente de uma câmera ou microfone, melhor eles se tornam. Para chegar a esse ponto âncora cobiçado, um jornalista provavelmente será muito bom em ler scripts em voz alta, bem como envolver as pessoas na conversa. Durante uma entrevista na câmera, uma âncora qualificada será capaz de tirar boas respostas do convidado e saber como redirecionar uma conversa que não está indo bem. Cursos em debate, dicção ou falar em público podem ajudar a âncora a aprender essas habilidades.

Atenção aos detalhes

Âncoras são o rosto ou a voz de uma organização de notícias e, como tal, são a última linha de defesa entre relatórios bons e relatórios ruins ou precisos versus não tão precisos. Um bom âncora terá grande atenção aos detalhes e será capaz de identificar e corrigir os erros no curto período de tempo necessário para revisar os relatórios antes da transmissão. As notícias mudam o tempo todo, e as âncoras também precisam ser boas em administrar o estresse de mudanças constantes, mesmo no meio de uma transmissão ao vivo. As âncoras também precisam ser pensadores analíticos capazes de resolver rapidamente múltiplos fatores de uma história e fazer as perguntas certas na hora.