Mantenha suas opções abertas quando voltar ao trabalho e não deixe que novos programas perturbem seu equilíbrio.
Se você tirou uma longa licença do trabalho para criar uma família, voltar para a escola ou apenas fazer uma pausa para escrever ou viajar, será necessário um pouco de esforço para voltar ao ritmo das coisas. Você precisará criar um bom raciocínio para explicar sua ausência aos entrevistadores quando começar a procurar emprego, e terá que preparar-se para uma programação regular novamente - no horário de outra pessoa, não menos.
Prepare-se para começar no fundo
Você pode ter que dar um passo atrás para avançar novamente. Aqueles que permaneceram no mercado de trabalho o tempo todo estão subindo as escadas corporativas e assumindo todos os empregos gerenciais. Para colocar seus pés no ringue novamente, você pode ter que se contentar com um trabalho de nível de entrada, pelo menos por um curto período de tempo, enquanto você prova o seu valor novamente. Por exemplo, se você administrava um departamento de recursos humanos antes de sua partida, poderia conseguir um emprego como diretor assistente de recursos humanos e definir sua meta para o nível superior após um ano ou dois.
Mantenha suas habilidades
A mudança ocorre rapidamente no local de trabalho, especialmente quando se trata de tecnologia. Você estará em uma posição muito melhor para voltar ao jogo se mantiver suas habilidades e aprendeu novos programas ou produtos de software que surgiram em sua indústria. Tome algumas aulas se você se sentir enferrujado ou fora do loop. Ao mesmo tempo, enquanto você estiver ausente, você pode ter desenvolvido novas habilidades que você pode adicionar ao seu currículo. Talvez você tenha aprendido uma segunda língua enquanto viaja ou tenha mantido um blog ativo sobre cuidar de pais idosos que lhe dá experiência de escrever e editar algo que você nunca teve antes. Não se engane quando montar sua lista de qualificações quando retornar à força de trabalho paga.
Reach Out
Com sorte, você fez alguns amigos em seus trabalhos anteriores com os quais manteve contato. Entre em contato com eles e informe que você está disponível para trabalhar novamente. Participe de associações profissionais e eventos de rede onde você pode construir novos relacionamentos que podem abrir portas para você e informar sobre o estado atual do seu setor. Mantenha seu conhecimento sobre o que está acontecendo em seu setor, lendo periódicos profissionais e verificando sites importantes da indústria e agências de notícias para que você possa falar quando for para uma entrevista e não sentir que perdeu tempo .
Retrabalhando seu currículo
Tire o seu currículo antigo e dê uma revisão completa. Enquanto você pode ter tido uma grande corrida em sua carreira anterior, movendo-se diretamente de um emprego para o outro, uma grande lacuna na história do emprego pode deixar os recrutadores se perguntando o que há com você. Em vez disso, crie um currículo funcional que destaque todas as suas habilidades e suas qualificações e não se concentre nos horários e locais em que trabalhou no passado. Você pode listar as posições anteriores que ocupou, mas deixar de fora as datas. Em vez disso, crie seções que atendam às suas conquistas e destaque como sua experiência e habilidades se adequam de maneira ideal ao trabalho que você procura.