Os peixes de combate japoneses, também chamados de peixes de combate siameses ou peixes betta, são belos peixes de água doce que fazem grandes acréscimos aos aquários de água doce. Estes peixes respiradores de ar são bastante resistentes, mas ainda têm alguns requisitos básicos de habitação, água e alimentos que devem ser cumpridos para garantir que levem uma vida longa e feliz.
Habitação
Mantenha o seu peixe de combate japonês no maior tanque razoável para o seu orçamento e espaço. Embora estes peixes possam sobreviver em poças de arroz e são vendidos em pequenos recipientes, eles normalmente têm as melhores cores e ótima saúde quando alojados em tanques que possuem pelo menos 10 galões. Tanques menores rapidamente ficam contaminados com resíduos que podem reduzir drasticamente a vida útil do peixe. Cubra o tanque com uma tampa de tanque ventilada porque os bettas são muito bons jumpers. Além disso, mantenha o tanque apenas cerca de 80 por cento de água para evitar que o peixe salte.
água
Você pode encher com segurança o tanque de seus peixes de combate com água da torneira sem cloro ou água mineral, mas nunca use água destilada em um aquário. Deixe a água da torneira repousar por cerca de 24 horas para que ela atinja a temperatura ambiente antes de adicioná-la ao tanque. Se você mora em uma área com água muito dura, use produtos químicos para tratamento de água disponíveis em lojas de suprimentos de aquários para remover possíveis contaminantes. Se você optar por usar água engarrafada, continue usando a mesma marca para evitar estressar seus peixes. Todas as águas não são as mesmas, então faça mudanças graduais para permitir que o seu peixe se acostume com as diferenças.
Alimentando
Alimente seu peixe uma vez por dia com alimentos feitos especificamente para bettas. Os peixes de combate japoneses têm um pequeno apetite, portanto, coloque apenas três a seis pellets por mamada. Remova qualquer alimento restante depois de cinco minutos para que ele não apodreça e contamine a água. Estes peixes gostam de petiscar vermífugos liofilizados e camarões de salmoura, mas usá-los como guloseimas e não no lugar de uma refeição.
Limpeza
Mesmo que esses pequenos respirem, você ainda precisa manter a água limpa. Se você estiver usando um tanque de 1 ou mais, mude cerca de 25 por cento da água uma vez por semana. Tanques menores precisam de 100 por cento de troca de água três vezes por semana, no mínimo. Lembre-se de extrair qualquer excesso de comida e detritos do cascalho quando você trocar a água.
Equipamento do aquário
Use um termômetro de aquário para proteger seus peixes de combate de mudanças drásticas na temperatura da água. Estes peixes são facilmente estressados pela mudança e podem sofrer vários problemas de saúde como resultado. Bettas prosperam em temperaturas que variam de 72 a 82 graus Fahrenheit. Como esses peixes respiram na superfície da água, você normalmente não precisa de filtros em tanques menores do que 5 galões. Para tanques maiores, use um sistema de filtragem pequeno com uma corrente ajustável e mantenha-o na configuração mais baixa. Uma corrente dura pode rasgar facilmente as frágeis barbatanas do peixe.
Mates de tanque
Nunca coloque dois bettas machos no mesmo tanque - esses peixes altamente territoriais lutarão até a morte. Evite colocar bettas em tanques com garras de barbatana, como tubarões ou farpas, ou pescar com nadadeiras grandes e coloridas, incluindo peixinhos dourados, guppies e peixes-anjo. Bettas machos geralmente vivem pacificamente com platies, plecos e danios. Até oito fêmeas normalmente podem compartilhar o mesmo tanque se tiverem amplo espaço para nadar e plantas vivas, para que possam se esconder das fêmeas dominantes.