Como Se Demitir De Um Emprego Hostil

Autor: | Ultima Atualização:

Quando não há como manter a paz, renuncie com graça.

Um local de trabalho hostil pode transformar um emprego de outra maneira em um cenário de pesadelo. Se você já experimentou hostilidade em seu local de trabalho e passou pelos protocolos de informar os ofensores - de uma maneira calma e não ofensiva - sobre o problema, e também consultou seus supervisores e o departamento de recursos humanos para discutir o problema. , o próximo passo é considerar deixar o trabalho completamente. Embora possa ser difícil sair sem gastar um pouco de vapor, faça o que puder para se manter calmo e profissional enquanto faz sua saída.

Anote todas as informações que você pode pensar sobre a situação, no caso de você precisar registrar uma reclamação de assédio com a Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego dos EUA mais tarde. Anote as datas, horários e pessoas com quem você falou e a natureza da sua conversa.

Remova seus itens pessoais de maneira discreta, bem antes de entregar sua renúncia. Evite qualquer conflito que possa surgir do seu empregador, pedindo-lhe para sair imediatamente após a sua demissão, removendo suas coisas com antecedência.

Digite sua carta de demissão e especifique as razões pelas quais você está saindo. Seja o mais diplomático possível e não use linguagem excessivamente dramática, de modo que, se você tiver que mostrar a carta a um advogado, esteja claro que tentou ser profissional durante todo o processo. Inclua sua data de partida na carta - mas tenha em mente que você pode ser solicitado a sair imediatamente após sua renúncia. Assine e date a carta e mantenha uma cópia para seus próprios registros.

Peça ao seu chefe uma reunião individual e entregue-lhe sua carta de demissão durante a reunião. Mantenha-se calmo e profissional durante esta reunião e evite ficar emotivo.

Converse com o departamento de recursos humanos sobre a realização de uma entrevista de saída antes de sair do escritório. Durante a entrevista de saída, revise os problemas que você teve com o local de trabalho, concentrando-se nos fatos e não nas emoções.

Evite interagir com as pessoas hostis ao sair do local de trabalho. Embora possa parecer bom dar a eles uma última palavra, é melhor evitar conflitos e concentrar sua energia em encontrar outro emprego.

Ponta

  • De acordo com a EEOC, o assédio é ilegal quando uma pessoa razoável considera a conduta de alguém como "intimidadora, hostil ou abusiva". Como os empregadores podem ser responsabilizados por processos judiciais se souberem de um problema e não tentarem corrigi-lo, é uma boa idéia conversar com seus supervisores ou funcionários de recursos humanos assim que sentir qualquer tipo de assédio. Se você fez isso e não viu nenhum resultado, pode valer a pena consultar um advogado sobre a realização de uma ação judicial.