Como Tornar A Transição Suave Ao Deixar Seu Emprego Antigo

Autor: | Ultima Atualização:

Fique em bons termos com seus antigos empregadores.

Quando você deixa seu emprego voluntariamente, é provável que você tenha encontrado um novo. Portanto, tire um momento e saboreie sua boa sorte. Mas antes de continuar sua nova vida e seu novo trabalho, certifique-se de olhar para trás um pouco, tomando algum tempo para fazer a transição do seu antigo trabalho o mais suave possível. Você nunca sabe quando as conexões que você está deixando para trás podem voltar para beneficiá-lo.

Dê muita atenção. Duas semanas é algo de padrão em muitos locais de trabalho, mas se você estiver em uma posição com tarefas complicadas, talvez seja necessário fornecer mais do que o padrão para permitir que seu empregador encontre um substituto adequado. Envie sua notificação por escrito e fale com seu chefe pessoalmente para manter boas relações.

Ofereça-se para treinar a nova pessoa, que é quando dar muita atenção realmente vem a calhar. Se você está disposto a ficar mais de duas semanas, as chances são maiores que o seu empregador vai encontrar alguém para preencher seus sapatos, alguém que você pode guiar através do processo de fazer o seu antigo emprego.

Deixe uma descrição detalhada de seus deveres, esteja você treinando ou não a nova garota. Faça uma lista hora-a-hora das atividades que você fez pelo menos na última semana de trabalho. Anote também informações de contato importantes.

Encerre os projetos que você iniciou o máximo que puder. Se você é um verdadeiro empreendedor, é provável que tenha muitas coisas no funil e não as faça antes da sua data de partida. Ainda assim, faça o melhor que puder para concluir esses projetos ou deixe-os em um estado em que alguém possa facilmente continuar de onde parou.

Peça uma entrevista de saída. Estes são padrão em alguns escritórios, não tanto em outros. Esta é sua chance de dizer aos gerentes com franqueza o que você acha que funcionou e o que não fez sobre sua posição atual, dando a eles uma chance de alterar as coisas na próxima vez. Embora possa ser tentador deixar que todas as suas opiniões voem durante a entrevista, evite o desejo de falar mal daquele colega irritante. Uma vez que você se foi, a lealdade pode mudar e a fofoca pode voltar para te morder.

Fique à vontade para perguntas por e-mail ou telefone depois de sair. Se você for realmente crucial para a organização, seu empregador provavelmente terá algumas perguntas. Mostre boa vontade e ofereça-se para responder a algumas ligações ou e-mails, mesmo sabendo que você não será pago por isso. Se você estiver realmente preocupado com a questão do tempo é dinheiro, ofereça-se para permanecer e "à luz da lua" como consultor por um curto período de tempo e negocie uma taxa razoável pelos seus serviços.