
Fazer aulas de ioga pode beneficiar sua saúde.
Existem vários tipos diferentes de yoga, então os benefícios que você recebe ao praticar yoga dependem de qual estilo você escolher e da intensidade das poses que você é capaz de completar. Em geral, no entanto, praticando yoga poses pode reduzir sua freqüência cardíaca em repouso, aumentando o seu nível de aptidão geral. Além disso, qualquer forma de yoga que inclua exercícios de respiração e meditação pode reduzir seus níveis de estresse, o que também ajuda a reduzir a frequência cardíaca em repouso.
Frequência cardíaca em repouso
Como o nome indica, sua freqüência cardíaca em repouso mede o número de vezes que seu coração bate a cada minuto quando você está em repouso. Sua freqüência cardíaca aumenta quando você está ativo, ou até mesmo quando você está antecipando a realização de alguma atividade. Também aumenta quando você está em temperaturas ou altitudes extremamente altas ou baixas. A freqüência cardíaca em repouso é um bom indicador do seu nível geral de condicionamento físico. Atletas treinados, por exemplo, costumam ter freqüências cardíacas em repouso muito baixas, o que indica que seus corações estão funcionando de maneira eficiente.
Determine sua frequência cardíaca em repouso
Verifique sua frequência cardíaca quando estiver descansando por pelo menos quatro horas, não tiver comido nas duas horas anteriores e quando estiver sentado ou deitado por pelo menos 30 minutos. Um bom momento para verificar sua freqüência cardíaca em repouso é quando você acorda de manhã. Apenas permaneça na cama, deitado e coloque os dedos indicador e médio na lateral do pescoço, onde você pode sentir o pulso. Conte o número de batidas em 10 segundos e multiplique por seis, ou vá para 20 segundos e multiplique por três. Repita o teste em cinco manhãs consecutivas e calcule a média dos resultados. Uma freqüência cardíaca normal em repouso varia de 50 a 100 por minuto.
Diminua seu ritmo cardíaco com Yoga
Em um estudo 2010 publicado pelo "International Journal of Biological & Medical Research", os participantes do 50 realizaram uma hora de ioga diária por seis meses. Seus batimentos cardíacos, pressão arterial e peso foram testados periodicamente. O grupo conseguiu pequenas melhorias após dois meses, mas teve resultados significativos após quatro meses. Após seis meses, a frequência cardíaca média do grupo caiu de 77.8 por minuto para 71.3. Além disso, o grupo reduziu suas leituras médias de pressão arterial e perdeu uma média de 1.9 kg de peso (um pouco mais do que 4 libras).
Outros benefícios do Yoga
Tudo o mais sendo igual, adicionar yoga à sua vida provavelmente oferecerá alguns benefícios, que podem incluir pressão arterial mais baixa, alívio do estresse, maior flexibilidade e menor frequência cardíaca de repouso. Em alguns casos, a ioga também pode ajudá-lo a perder peso e gerenciar algumas condições crônicas, especialmente quando faz parte de um programa geral de saúde, de acordo com a Mayo Clinic. Consulte seu médico antes de começar a praticar yoga e, em seguida, encontre um instrutor experiente que ensine uma turma de iniciantes. Para ter a melhor chance de reduzir sua frequência cardíaca em repouso, certifique-se de que sua aula inclua exercícios de meditação e respiração controlada.




