O fiador tem que pagar o empréstimo se houver uma morte?
Se você tem excelente crédito, amigos ou familiares podem pedir-lhe para cosign em empréstimos. A associação de um empréstimo compromete você a pagar pela inadimplência do tomador do empréstimo. Em muitos casos, o credor pode exigir um co-signatário se o mutuário principal não tiver uma pontuação de crédito forte o suficiente ou tiver renda inadequada. Se a pessoa que você co-assinou falecer, você ainda deve o saldo do empréstimo.
Ponta
Um co-signatário pode ser condenado a pagar o empréstimo de um indivíduo falecido no caso de a herança do indivíduo falecido não cobrir o saldo devido.
Cosigning Pitfalls
Quando alguém morre, a propriedade da pessoa é obrigada a pagar suas dívidas. Se a propriedade não tem dinheiro suficiente, então você, como fiador, está no gancho para qualquer dívida que permaneça. Mesmo que a propriedade tenha o dinheiro, o credor pode pedir para você pagar em vez disso. A lei na maioria dos estados não exige que os credores recebam do mutuário ou de sua propriedade. Se parece mais fácil conseguir o dinheiro de você, é perfeitamente aceitável vir atrás de você primeiro.
Casos especiais
Se você cosigna um empréstimo estudantil federal e o estudante morre, esses empréstimos têm uma quitação da dívida que os apaga. Alguns empréstimos estudantis privados podem oferecer uma alta, mas muitos não. A associação de uma casa ou empréstimo automático é um caso especial porque o ativo é garantia para o empréstimo. Muitas vezes você pode liquidar a dívida, deixando o credor pegar a casa ou o carro de volta. Isso vai prejudicar sua pontuação de crédito, no entanto, como ele desce em sua história como um empréstimo que você não pagou.
Dimensionamento de coisas
Mesmo que o devedor principal não morra, ele ou ela ainda pode inadimplir seu empréstimo, deixando-o preso pagando-o. Antes de concordar em assinar, repasse as finanças do mutuário. Pode ser que o banco esteja certo e o mutuário realmente não possa pagar o empréstimo, em cujo caso a negociação pode ser um grande erro. Olhe para as suas próprias finanças e quanto vai doer se o pior acontecer e você tiver que pagar o empréstimo.
Tomar precauções
Se você decidir ir em frente e cosign, faça o melhor para se proteger. Obtenha cópias do contrato de empréstimo, caso haja uma disputa sobre os termos. Peça ao credor para notificá-lo se um pagamento chegar atrasado ou a taxa de juros subir. Tente negociar com o credor para que você não tenha que pagar taxas ou multas. Receba tudo o que você concorda por escrito. Acima de tudo, certifique-se de concordar em cosignar para pessoas em quem confia.