Orelhas De Gato E Câncer De Pele

Autor: | Ultima Atualização:

Eu nunca me sento no sol. É ruim para minha pele.

Você já ouviu todos os avisos sobre o uso de protetor solar e não gastar muito tempo ao sol para evitar o câncer de pele. Se o seu gato vai para fora, ou passa a maior parte do tempo em um lugar muito ensolarado, ele também está em risco. Orelhas são as áreas mais vulneráveis.

Carcinoma de células escamosas

Células escamosas são a camada externa do epitélio, que reveste todos os órgãos do corpo do seu gato. A causa mais comum de carcinoma de células escamosas em gatos é a exposição excessiva à luz solar ou o carcinoma induzido pelo sol. Segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Kansas, o câncer de pele é o segundo tipo mais comum de câncer em felinos. Se você notar qualquer alteração nos ouvidos do seu gato, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Fatores de Risco

Gatos com coloração clara em suas cabeças e orelhas estão em maior risco de carcinoma de célula escamosa ou induzida por energia solar do que seus amigos felinos de cabeça escura. Porque as orelhas têm tão pouca cobertura de cabelo, essa é a área de maior risco de câncer de pele devido à exposição ao sol. Se seu gato tem um rosto ou orelhas brancas, não o deixe sair em dias quentes e ensolarados. Se ele ama sentado em uma janela muito ensolarada, feche as persianas ou negue-lhe o acesso ao peitoril durante o calor do dia.

Os sintomas

O primeiro sinal de câncer de pele na orelha de Fluffy é uma área vermelha na ponta. Ele pode perder cabelo nas orelhas e a pele na ponta da orelha pode ficar escamosa. Seus ouvidos acabarão se tornando crocantes e ásperos. Uma vez que muitos gatos com carcinoma de células escamosas desenvolvem numerosas lesões, você pode notar cicatrizes similares no nariz, nas pálpebras, nos lábios e nas têmporas. Ele pode arranhar essas feridas. Se não forem diagnosticadas precocemente e tratadas, essas lesões começam a ulcerar, exsudam fluidos e parecem semelhantes a tumores. Enquanto esses tumores metastatizam lentamente, eles podem se espalhar para seus nódulos linfáticos e para o resto do corpo.

Tratamento

Depois de realizar uma biópsia de pele e confirmar que as lesões são câncer de pele, seu veterinário provavelmente irá remover cirurgicamente tanto quanto o ouvido ou as orelhas do seu gato, se necessário, para se livrar da malignidade. O Manual Veterinário da Merck recomenda margens de pelo menos 2 em torno de áreas cancerosas. Embora Fluffy possa parecer engraçado, ele deve se recuperar bem. Seu veterinário pode recomendar colocar protetor solar nas orelhas do seu gato durante o tempo quente. Se o câncer se espalhou, ela pode recomendar o tratamento do seu gato com radiação ou quimioterapia.