O Preço De Mercado Pode Afetar Os Lucros Por Ação?

Autor: | Ultima Atualização:

Você pode acompanhar os lucros da empresa e os preços das ações on-line e em muitos jornais diários.

Quando você se prepara para investir em ações, ajuda a conhecer algumas das coisas que fazem os mercados funcionarem. Você não precisa de um PhD em economia para fazer um bom investimento em ações, mas ajuda a conhecer a relação entre fatores como o lucro por ação de uma empresa e o preço de mercado de suas ações.

Lucro por ação

Se você quer saber como uma empresa está se saindo financeiramente, olhe para o resultado final. Isso significa o resultado final na demonstração de resultados de uma empresa. A demonstração de resultados reflete a receita da empresa por um período de tempo específico, bem como quaisquer despesas e custos incorridos para gerar essa receita. Os relatórios de resultados de empresas públicas são divulgados trimestralmente. Subtraia as despesas da receita e você tem o lucro ou o lucro da empresa. Divida os ganhos pelo número de ações em circulação da empresa e você pode calcular os ganhos por ação, ou EPS. Ao comparar o EPS trimestral ou anual ao EPS anterior de um período anterior, você pode acompanhar a lucratividade de uma empresa ao longo do tempo.

Expectativas de mercado

Os investidores às vezes valorizam uma empresa com base nas expectativas, e o preço de mercado geralmente flutua se a empresa exceder ou não atender a essas expectativas. O EPS de uma empresa é um indicador do desempenho de uma empresa, e o preço de mercado das ações de uma empresa pode ser influenciado por seu lucro por ação. Se o EPS da empresa for mais alto do que o previsto, o preço de mercado de suas ações frequentemente aumentará. Se o EPS for menor do que o previsto, o preço das ações pode cair, mesmo que a empresa seja sólida e tenha lucro.

Preço das ações vs. EPS

Enquanto o EPS de uma empresa freqüentemente influencia o preço de mercado de suas ações, a relação é raramente inversa. O lucro por ação da empresa é determinado pela divisão do lucro pelo número de ações em circulação. O preço de mercado de cada ação é imaterial. Por exemplo, uma empresa pode ter 1 milhões de ações em circulação. Se essa empresa ganhar US $ 1 milhões de dólares, seu EPS será US $ 1. Não importa se o preço de mercado da ação for $ 10 por ação ou $ 100 por ação.

Relação Circular

Poucas coisas no mundo dos investimentos operam no vácuo, e o preço das ações e EPS não são exceções. Uma empresa com forte lucro por ação pode ver o preço de mercado de suas ações subir. Esse preço mais alto das ações pode criar uma impressão positiva dos produtos da empresa na mente dos clientes, resultando em maior demanda, aumento de vendas e, por fim, ganhos maiores. O inverso também pode ocorrer. Um EPS pobre pode reduzir os preços das ações, resultando em menor confiança do consumidor, menos vendas e, em última análise, menor lucro por ação. Mas essas relações são circulares e não diretas.