
O tamanho desigual da pupila em gatos é conhecido como anisocoria.
O bandido desperta sem se incomodar com o que aconteceu durante a noite. Uma de suas pupilas é maior que a outra - uma condição médica bizarra conhecida como anisocoria. O caso incomum de anisocoria de Bandit pode ser devido a uma condição subjacente ou déficit visual, exigindo uma visita ao veterinário.
Os sintomas
Em todos os casos de anisocoria, uma pupila é visivelmente maior que a outra. Isso pode incluir uma pupila normal com uma pupila maior ou uma pupila normal com uma pupila menor. Embora a anisocoria não incomode o Bandit nem um pouco, pode causar dor nos olhos ou na cabeça, evidente quando o gato se inclina ou afasta a cabeça. Dependendo da condição subjacente, o olho afetado do seu gato pode parecer vermelho e a córnea pode ficar azulada ou turva. Bandido pode apertar os olhos e seu olho pode estar caído. Em alguns casos, a descarga pode segregar do olho.
Causas
Se você suspeitar que seu gato tem anisocoria, consulte o seu veterinário imediatamente. Anisocoria pode ser causada por várias coisas, mas a causa mais comum de tamanho de pupila desigual em gatos é a uveíte anterior. A uveíte é um tipo de inflamação do olho que afeta a menor das duas pupilas. Doenças podem ser encontradas dentro do tecido da íris e o tecido cicatricial pode se acumular no olho, resultando em anisocoria. O bandido também pode estar sofrendo de glaucoma, uma condição que causa aumento da pressão no olho. O olho afetado muitas vezes salta da órbita e se apresenta com uma pupila excessivamente grande. A síndrome de Horner faz com que uma pupila fique menor, causada por uma ruptura da inervação da pupila.
Diagnóstico
No escritório do seu veterinário, Bandit será submetido a um exame físico para determinar se a causa de sua anisocoria é devido a traumatismo craniano, distúrbios neurológicos ou qualquer outra anormalidade do olho. Seu veterinário pode realizar testes para medir a pressão intra-ocular e a produção de lágrimas. Ele também pode coletar biópsias ou raspagens conjuntivas que serão enviadas ao laboratório para testes. Os ultra-sons podem ser realizados no olho para localizar possíveis lesões no olho afetado. Lesões ou crescimentos no cérebro também podem estar causando sintomas estranhos de Bandit, geralmente diagnosticados usando tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Em alguns casos, seu veterinário pode decidir tomar um pouco de sangue para descartar possíveis condições sistêmicas, como a leucemia felina.
Tratamento
O tratamento da anisocoria dependerá, em última instância, da condição subjacente do seu gato. Dependendo do diagnóstico, seu veterinário fornecerá um plano de tratamento personalizado para ajudar seu gato a se recuperar de sua anisocoria. Se o Bandit se recupera ou não, depende da condição subjacente. Em alguns casos, seu gato pode exigir medicação a longo prazo para controlar sua doença. Cirurgia pode ser necessária para remover quaisquer tumores, mais comumente vistos em felinos mais velhos em comparação com animais de estimação mais jovens. Em casos graves, anisocoria pode resultar em cegueira permanente.



