
A pipoca é uma rica fonte de antioxidantes.
Se você está procurando por um lanche que não seja apenas saboroso, mas de baixo teor calórico e nutritivo, a pipoca pode ser exatamente o que o médico receitou. Pesquisas nutricionais revelaram que a pipoca é carregada com antioxidantes - mais do que quase todas as frutas e vegetais - e também fornece uma ajuda saudável da fibra alimentar, que é fundamental para manter a saúde digestiva. Para maximizar os benefícios da pipoca, renuncie ou minimize as gorduras adicionadas e o sódio com o qual ela é freqüentemente preparada.
Estudo pipoca
O crédito pelas descobertas reveladoras sobre os benefícios nutricionais da pipoca vai para Joe Vinson, Ph.D., professor de química na Universidade de Scranton, na Pensilvânia. Vinson dedicou grande parte de sua carreira à pesquisa de alguns dos surpreendentes bônus nutricionais que podem ser encontrados em alimentos que não se considera particularmente saudáveis. Assuntos anteriores da pesquisa de Vinson incluíram café, chocolate e outros produtos alimentícios à base de cacau. Vinson apresentou os resultados de seu estudo sobre os benefícios para a saúde da pipoca em uma reunião do March 2012 da American Chemical Society em San Diego.
Carregado com antioxidantes
A grande manchete do anúncio do estudo de Vinson foi o surpreendentemente alto nível de polifenóis ricos em antioxidantes encontrados na pipoca. Os polifenóis, um dos maiores fornecedores de propriedades antioxidantes da natureza, ocorrem naturalmente em uma ampla gama de alimentos à base de plantas. Os antioxidantes visam os radicais livres, subprodutos da conversão do seu corpo de alimentos em energia e amplamente implicados como uma causa de doença e dano celular. O estudo de Vinson descobriu que não só a pipoca contém uma rica mistura de polifenóis, mas também que os polifenóis estavam mais concentrados na pipoca do que na maioria dos outros alimentos à base de plantas. Isso, explicou ele, foi devido aos níveis relativamente baixos de água em um grão de milho, em comparação com o alto teor de água da maioria das frutas e vegetais.
Uma rica fonte de fibra
A Food and Drug Administration estabeleceu o Valor Diário, ou recomenda ingestão mínima, para fibra alimentar em gramas 25, e o Instituto de Medicina pede uma ingestão ainda maior - 38 gramas diárias - para os homens. Uma pesquisa das tendências dos EUA na ingestão de fibra dietética entre 1999 e 2008 mostrou que os americanos, em média, consumiam apenas 16 gramas ou menos por dia, consideravelmente menos do que os níveis recomendados. A nutricionista registrada Janet Bond Brill, autora de “Prevenir um Segundo Ataque Cardíaco”, aponta que a pipoca contém mais fibras por onça do que o pão integral ou o arroz integral. Cinco xícaras de pipocas com ar comprimido contêm 5 para 6 gramas de fibra dietética e 40 gramas de grãos integrais.
Baixo em calorias e gordura
Além de ser uma rica fonte de antioxidantes e fibra dietética, a pipoca também é pobre em calorias e gordura se for preparada adequadamente. Uma xícara de pipoca de ar comprimido contém 31 calorias e cerca de um terço de um grama de gordura. No entanto, ir para a pipoca cheia de manteiga, cheia de sódio - seja no cinema ou em casa - vai minar os benefícios que este lanche oferece em seu estado sem adornos. Mesmo a pipoca sem manteiga vendida no cinema pode ser muito maior em calorias do que quantidades equivalentes de pipoca. Em um artigo no “USA Today”, Bonnie Liebman, diretora de nutrição do Centro para a Ciência no Interesse Público, disse que uma pequena pipoca no cinema tinha 650 calorias, e uma grande porção sem manteiga tinha 1,200. Ambos também continham altos níveis de gordura, refletindo o uso generalizado de óleo de coco para pipoca de cinema.




