Quais São Os Benefícios Do Exercício Isocinético

Autor: | Ultima Atualização:

Um dinanômetro é um dispositivo comum usado em exercícios isocinéticos.

Isocinéticos são um tipo de exercício freqüentemente realizado em consultórios de fisioterapia. A premissa por trás da isocinética é que ela permite uma resistência constante e confortável durante toda a amplitude de movimento durante os exercícios. Como a resistência é controlada por todo o movimento, há um risco reduzido de lesão. A desvantagem da isocinética é que eles geralmente exigem equipamentos caros e um instrutor ou terapeuta profissional para ajudar. No entanto, também há muitos benefícios

Medir Força

Exercícios e testes isocinéticos são frequentemente realizados para determinar a eficácia dos exercícios de reabilitação para aqueles em fisioterapia. Muitos dos estudos sobre a precisão das medidas de força isocinética foram realizados na década de 1980, quando um novo tipo de dinanômetro, um dispositivo usado para medir a força isocinética, chegou ao mercado. Um desses estudos em "Athletic Training" afirmou que o dinanômetro era um método preciso para medir a força muscular e as mudanças de potência em pacientes.

Acomodando a resistência

O que torna os exercícios isocinéticos tão distintivos é sua capacidade de fornecer resistência acomodativa. As máquinas isocinéticas são ajustadas a uma velocidade fixa e não a uma resistência fixa. Isso significa que quando um paciente executa um movimento, ele trabalha a uma velocidade predefinida e a máquina responde à sua força ou fraqueza ajustando a quantidade de resistência ao longo da amplitude de movimento para manter essa velocidade. As configurações de velocidade podem variar de um grau a 1000 graus por segundo. Os músculos são dinamicamente carregados durante todo o movimento de um exercício, o que é muito diferente dos exercícios resistidos tradicionais.

Segurança

Como os dinamômetros isocinéticos possibilitam a carga muscular de forma dinâmica, os exercícios isocinéticos são uma alternativa segura ao treinamento de resistência em pacientes com lesões musculares ou outras lesões dos tecidos moles. A resistência acomodativa dificulta que os pacientes se esforcem mais do que o seu terapeuta prescreve.

Considerações

Sempre consulte um médico antes de iniciar um regime de exercícios. Se você estiver lidando com uma lesão, não tente realizar nenhum exercício sem conversar com seu fisioterapeuta. Os isocinéticos podem fornecer terapia benéfica para aqueles com lesões, mas devem ser realizados apenas sob a orientação de um profissional qualificado.