Bicicletas Estacionárias E Formigamento Nos Pés

Autor: | Ultima Atualização:

Esteja atento ao formigamento do pé ao usar uma bicicleta estacionária.

As bicicletas estacionárias proporcionam um exercício cardiovascular eficaz que queima calorias sem a dor nas articulações que muitas outras formas de exercício podem trazer. É bastante comum as pessoas sentirem formigamento ou dormência nos pés enquanto usam uma bicicleta ergométrica. Isso não é dor que você precisa suportar. Isso pode acontecer por vários motivos, mas você pode investigar por que isso está acontecendo e tomar medidas para evitá-lo.

Formigamento nos Pés

Formigamento em seus pés pode parecer como se eles tivessem "adormecido" e pode levá-los a ficar dormentes ou a uma sensação de queimação. Pode ser desencadeada por falta de fornecimento de sangue para os pés ou por constrição dos nervos. Seus pés são a parte mais distante do corpo e, ao pedalar na bicicleta ergométrica, você aumenta sua necessidade de circulação de sangue e oxigênio. Se seus pés não estão recebendo sangue ou oxigênio suficiente, por qualquer motivo, você sentirá formigamento nos pés.

Causas

O formigamento nos pés pode ser causado por algo tão simples quanto ter laços de sapato muito apertados. Pressão das bolas dos dedos dos pedais da bicicleta pode causar impacto de pequenos nervos entre os dedos. Outras causas incluem desequilíbrio eletrolítico ou deficiência de vitamina. O formigamento também pode ser causado por condições médicas mais graves, como a esclerose múltipla ou o fenômeno de Raynaud. Se você também tiver dor nas pernas, isso pode indicar síndrome compartimental aguda.

Tratamento

Verifique se o calçado é o problema. Solte as correias dos pés nos pedais. Além disso, afrouxe seus cadarços ou tente usar sapatos mais largos. O formigueiro deve ser tratado com repouso e gelo se persistir. Se o formigamento for causado por lesões por excesso de uso ou inflamação, tanto o repouso quanto a formação de gelo em seu pé ajudarão. Use um dispositivo ortopédico, como uma palmilha, para reduzir a pressão do nervo. Escolha um com um suporte de arco semi-rígido que corresponda ao seu pé. Deixe os dedos dos pés com bastante espaço em seus sapatos para evitar comprimir os nervos.

Prevenção

Certifique-se de que o seu calçado esteja bem ajustado e deixe espaço para os seus pés incharem. Olhe para a altura e largura dos seus pés, não apenas o comprimento. Pés com arcos altos precisam de sapatos mais altos. Verifique se a bicicleta está colocada corretamente. A pressão que você sente ao sentar-se deve estar principalmente nos ossos do assento e não na área virilha. Se houver mais pressão na região da virilha, abaixe a sela. Quando o pé e o pedal estão em extensão total, deve haver uma pequena quantidade de flexão no joelho.