Uma maneira de manter um relacionamento saudável é programar o tempo
Quando estamos num relacionamento sério, passamos tanto tempo tentando descobrir como viver juntos que às vezes esquecemos como estar sozinhos. É como quando você se torna um casal, seu nome se torna um nome de casal. Você não é mais simplesmente Kate, você é agora Kate e Andy, ou Kate-n-andy. E, embora, sim, o ponto de emparelhamento é, em última análise, não estar sozinho, isso não muda o fato de que ocasionalmente precisamos de tempo separados do nosso parceiro, tempo para descomprimir as demandas do relacionamento, tempo para nos deixarmos ser, assim como sempre fomos.
Superman certamente entendeu essa necessidade. Ele tinha sua fortaleza de solidão lá no Pólo Norte, afinal. Seu lugar para se afastar de tudo, seu lugar para ocasionalmente se esquivar das exigências de salvar o mundo. E enquanto o casamento e o relacionamento podem não ser tão difíceis como constantemente resgatar Metropolis de atos arbitrários de destruição, não está longe. É por isso que os casais precisam estabelecer suas próprias fortalezas de solidão.
Isto não é para sugerir que você deve ter algum esconderijo secreto que nem mesmo o seu parceiro conhece. Em vez disso, o que você deve fazer é simplesmente agendar uma hora do dia, talvez apenas uma ou duas horas por semana, para passar um tempo à parte. E não o tempo à parte que tem a ver com o trabalho ou com os deveres regulares da vida. Deve ser o tempo em que o propósito é relaxar, refletir, simplesmente fazer algo que você gosta de fazer sozinho. E não precisa estar realmente na solidão, só precisa ser algo, qualquer coisa, que permita que você, mesmo que por apenas uma hora, siga caminhos separados. Pode ser uma noite de pôquer, uma hora de leitura em um café, um clube do livro, um treino na academia, qualquer que seja, desde que especificamente lhe pertença como pessoa individual e não como um casal.
E não se trata apenas de ter tempo para si mesmo; é também permitir que seu parceiro faça o mesmo. Deve ser um acordo pelo qual cada um de vocês faça algo totalmente independente do outro. E se você está preocupado que sair sozinho é algum tipo de admissão de derrota, não fique. Todos nós temos eus independentes, independentemente de quanto amamos a pessoa com a qual estamos em um relacionamento, e esse eu precisa ter permissão para florescer. Não é tempo sozinho às custas do seu parceiro, é tempo sozinho em conjunto com o seu parceiro. Então, passe algum tempo separados. Monte suas fortalezas de solidão para aproveitar um pouco do seu tempo sozinho. Seu relacionamento será melhor para isso.