Benefícios Da Vitamina B-6 Nos Nervos

Autor: | Ultima Atualização:

Vegetais de folhas verdes, como espinafre, são uma boa fonte de vitaminas do complexo B.

A vitamina B-6 é um composto solúvel em água e uma das oito vitaminas coletivamente chamadas de complexo-B. B-6 é indiscutivelmente a vitamina mais importante para a produção de energia, porque é necessária para o metabolismo de aminoácidos e produção de ácido gástrico, e para governar a liberação de glicose na corrente sanguínea. No entanto, o B-6 também é necessário para a função nervosa saudável e a produção de neurotransmissores, que são substâncias químicas de comunicação do sistema nervoso. Os neurotransmissores também afetam a cognição e o humor, então você poderia dizer que a vitamina B-6 é essencial para os nervos físicos do corpo e para os nervos “emocionais” de como você se sente.

Requisitos de vitamina B-6

O consumo dietético recomendado de vitamina B6 para adultos não é mais do que 2 miligramas por dia. Isso não parece muito, mas um pouco vai longe e muito pode levar à toxicidade nervosa. Toxicidade nervosa, que muitas vezes se manifesta como dores de cabeça, fadiga e formigamento, dormência ou dor espinhosa nos braços e pernas, não é pensado para ocorrer a menos que você tome centenas de miligramas por dia. Consequentemente, a maioria dos médicos recomenda nunca tomar mais do que 100 miligramas por dia, o que é 50 vezes mais do que provavelmente é necessário. Por outro lado, o B-6 insuficiente pode se manifestar como problemas neurológicos, como fraqueza muscular, espasmos, coordenação reduzida e problemas de humor.

Produção de neurotransmissores

A vitamina B-6 é necessária para fazer certas enzimas, que desempenham papéis importantes na síntese de neurotransmissores, como serotonina, dopamina, epinefrina, norepinefrina e ácido gama-aminobutírico ou GABA. Os neurotransmissores possibilitam que os neurônios em seu cérebro e outras células nervosas se comuniquem, porque eles preenchem as lacunas ou as sinapses entre as células. Alguns neurotransmissores estão mais envolvidos com o humor do que outros, e a serotonina é um contribuinte essencial para sentimentos de bem-estar e felicidade. Outros papéis da serotonina incluem funções cognitivas, como memória e aprendizado, e regulação do apetite, sono e sensação de dor. A falta de serotonina devido à deficiência de B-6 pode levar à depressão e sensação de ter os nervos “desgastados” ou de se sentir ansioso. A dopamina também é necessária para o bom humor, mas também para o tônus ​​muscular normal e a capacidade de concentração. O GABA é às vezes chamado de “Valium da natureza” porque também promove um humor equilibrado.

Função do Nervo Motor

A função do nervo motor refere-se essencialmente à capacidade dos nervos motores de contrair os músculos. Se não houver quantidade suficiente de B-6 em seu sistema a partir de fontes alimentares ou suplementação, então uma redução na dopamina e em outros neurotransmissores pode causar músculos tensos, contorcidos e com mau funcionamento que se recusam a se mover da maneira que você quer. A dopamina também é esgotada tomando alguns medicamentos psicoativos, o que produz um problema muscular ainda mais extremo chamado discinesia tardia. A suplementação com o B-6 pode ajudar a prevenir essa condição debilitante, mas mais pesquisas são necessárias antes que recomendações específicas possam ser feitas.

Fontes naturais

A toxicidade da vitamina B-6 não pode ocorrer se consumida através de alimentos naturais, mas pode ocorrer pela suplementação com a sua forma sintética chamada piridoxina. Boas fontes alimentares de B-6 e muitas outras vitaminas B incluem carne bovina, carnes de órgãos, aves, carne de porco, peixe, produtos lácteos, ovos, nozes, gérmen de trigo, feijão e vegetais de folhas verdes, como espinafre.