Por Que Os Professores Precisam De Boas Habilidades Interpessoais?

Autor: | Ultima Atualização:

Os professores devem ter a capacidade de trabalhar efetivamente com indivíduos e grupos.

Um gênio anônimo observou certa vez que "a habilidade é andar com sucesso em uma corda bamba sobre as Cataratas do Niágara. A inteligência não está tentando". Ensinar pode ser como andar na corda bamba, e professores que têm habilidades interpessoais para percorrer com sucesso seu caminho - ou escolher quando adotar uma abordagem inteiramente diferente - geralmente são mais eficientes e têm mais facilidade em lidar com os muitos desafios que uma ensinando presentes de trabalho.

Estudantes

Quase todo mundo pode se lembrar de ter um professor que simplesmente não "pega" os alunos. Esta pobre alma era muitas vezes o resultado de inúmeras brincadeiras, porque ela não entendia como construir relacionamentos com seus alunos ou não podia discernir quando os olhos de seus alunos se desdobraram devido ao tédio ou à falta de compreensão. Uma habilidade simples, como perceber a importância de aprender os nomes dos alunos, pode ajudar muito a tornar o processo de ensino mais tranquilo e eficaz.

Pais

Embora o envolvimento dos pais nas escolas seja sempre bem-vindo, alguns pais tornam-se um pouco envolvidos demais ou podem apresentar desafios para um professor. Um professor deve possuir a habilidade para gentilmente deixar uma mãe saber que seu filho de 15 anos de idade não pode transformar um mês de dever de casa um dia antes do final de um período de avaliação. Ela também deve ser capaz de consolar uma mãe que está chorando porque seu filho está falhando álgebra - novamente. Alguns pais descontam sua frustração em um professor. Quando isso acontece, o professor deve possuir as habilidades interpessoais necessárias para evitar ser arrastado para um conflito improdutivo e resolver ou sair da situação graciosamente.

Colegas

Ensinar em uma escola secundária é como estar no ensino médio. O mesmo se aplica ao ensino de trabalhos em outros níveis também. Fofocas e lutas pelo poder estão por toda parte, e nem sempre os alunos iniciam essas situações socialmente desafiadoras. Lidar com um colega docente que está preocupado em se tornar um chefe de departamento ou um secretário administrativo mandão pode ser um desafio para um professor com habilidades interpessoais pobres. Um professor deve ser capaz de andar na linha tênue entre defender os melhores interesses de seus alunos e manter a paz com seus colegas de trabalho.

administração

Os objetivos de um professor e um diretor muitas vezes estão em desacordo um com o outro. Um professor pode acreditar que um estudante perturbador precisa ser suspenso, enquanto o diretor fica satisfeito em mandá-lo de volta para a aula depois de uma conversa severa. Um professor pode querer ficar com métodos de ensino experimentados e verdadeiros, enquanto o administrador é entusiasta para implementar a nova metodologia que ouviu falar na conferência que ele participou recentemente. Qualquer professor que tente lidar com essas e outras situações similares sem habilidades interpessoais efetivas provavelmente não apenas alienará a administração, mas realizará muito pouco do que ela se propõe a fazer no ambiente educacional.