Quando Devo Dizer Ao Meu Empregador Que Estou Me Movendo?

Autor: | Ultima Atualização:

Quando você avisar, deixe seu chefe saber que você quer terminar seus projetos atuais.

Você está se movendo para coisas maiores e melhores - e desta vez, isso significa mudar para um novo lugar. Parte do processo de avançar leva um pouco de tempo para olhar para trás, e para garantir que você dê ao seu empregador o respeito que ele merece, entregando a devida resignação. Embora não exista um prazo padrão para dar o seu aviso, algumas regras não escritas de etiqueta entram em jogo.

Manual ou contrato

Primeiro, verifique o manual do funcionário ou o contrato de trabalho para determinar se há alguma regra interna em relação à quantidade de aviso que você deve dar antes de sair do trabalho. Se o seu empregador tiver determinado um determinado período de tempo, siga-o ou você pode se arriscar a queimar pontes ou perder os benefícios do trabalho.

Etiqueta Padrão

Se o seu empregador não declarou especificamente nada, o prazo padrão para sua demissão é de duas a quatro semanas. Normalmente, se o trabalho é em um campo profissional em que leva muito tempo para encontrar e contratar candidatos qualificados, errar no lado de quatro semanas. Se o seu trabalho é tão complicado que você precisará treinar o novo contratado, dê ainda mais tempo. Para trabalhos de nível de entrada ou empregos no varejo ou serviço que não requeiram muitos treinamentos diferenciados, duas semanas devem ter tempo de sobra. Seja como for, esteja preparado para o ocasional chefe furioso que pode pedir que você saia no segundo em que você o avisa que está se mudando.

Em pessoa

Como não há tempo real certo e errado quando dar aviso - também não há certo ou errado em como você dá esse aviso. Tradicionalmente, porém, o primeiro passo é informar ao seu supervisor direto que você planeja sair e, em seguida, dar a ele um prazo geral. Quanto mais cedo melhor - o supervisor vai querer ter bastante tempo para começar a procurar por seu novo contratado. Não há necessidade real de dar ao patrão detalhes sobre sua demissão, mas se você estiver em situação regular, pode simplesmente dar-lhe um aviso de que está saindo porque está se mudando. Isso pode te pintar em uma luz melhor do que se o chefe pensasse em você e desistir sem um bom motivo.

Por escrito

Também parte do processo é a renúncia por escrito, que serve como prova de que você notificou sua saída. Elabore uma carta com a data de hoje e, em seguida, comece a carta agradecendo ao atual empregador pela oportunidade de trabalhar com ele. Em seguida, informe a data específica que você deixará da empresa e traga quaisquer outros detalhes que precisem ser discutidos, como suas sugestões para treinar a nova pessoa e o endereço de sua nova casa, se souber. Depende totalmente de você decidir se quer fazer o aviso verbal ou por escrito primeiro - algumas pessoas optam por fazê-lo ao mesmo tempo.