Qual É O Perfil Nutricional Da Clorofila?

Autor: | Ultima Atualização:

Clorofila torna as plantas verdes.

A clorofila é um pigmento verde encontrado em praticamente todas as plantas. É necessário para o processo de fotossíntese, que converte a luz do sol em energia. De certa forma, a clorofila é análoga ao sangue e, na verdade, é muito semelhante em estrutura à hemoglobina encontrada no sangue humano. O pigmento de clorofila por si só não contém nenhum nutriente além do magnésio, embora os extratos líquidos da clorofila tenham perfis nutricionais muito saudáveis.

Clorofila

A clorofila é uma molécula em plantas que cobre freqüências específicas da luz solar, principalmente tons azuis e vermelhos, em energia utilizável na forma de glicose. O processo de fotossíntese também requer dióxido de carbono e água. A clorofila reflete a freqüência verde da luz e é por isso que quase todas as plantas são verdes. Como molécula, a clorofila é “construída” em torno de um átomo de magnésio. Em contraste, a hemoglobina humana tem uma estrutura muito semelhante, mas é construída em torno de um átomo de ferro, e é por isso que o sangue é vermelho em vez de verde. Como suplemento, a clorofila está disponível como extratos líquidos, pós, cápsulas e comprimidos. Estes suplementos são geralmente derivados da alfafa, grama de cevada, alga marinha, spirulina ou wheatgrass. Como conseqüência, o perfil nutricional do seu suplemento de clorofila está diretamente relacionado à sua fonte primária.

Clorofila Líquida

Todas as formas de clorofila líquida são ricas em magnésio porque o pigmento de clorofila é baseado no mineral. A clorofila líquida também é uma boa fonte da maioria das vitaminas B, vitamina C, aminoácidos, algumas enzimas e muitos outros minerais em quantidades vestigiais, embora o perfil nutricional exato esteja relacionado à fonte do extrato. Por exemplo, clorofila líquida derivada de grama de trigo, alfafa ou alga tende a ser a fonte mais rica de nutrientes e antioxidantes em comparação com outras fontes. De fato, o suco de alfafa ou wheatgrass é freqüentemente vendido como suplementos de clorofila porque até 70 por cento do material no suco é clorofila. A clorofila líquida deve ser mantida em local fresco dentro de frascos de vidro escuro hermeticamente fechados, caso contrário, ela oxidará e a clorofila se degradará e perderá sua eficácia.

Fontes naturais

Todas as plantas e vegetais verde-escuros são excelentes fontes de clorofila. Além de alfafa, wheatgrass e algas, outras fontes amplamente disponíveis incluem espinafre, couve, acelga, brócolis, couve de Bruxelas, feijão verde e salsa. No entanto, a cozedura prolongada tende a destruir a clorofila, por isso comer os seus vegetais crus ou cozinhá-los rapidamente são os melhores métodos. Além da clorofila, vegetais verdes também são excelentes fontes de fibras e muitos outros nutrientes.

Benefícios potenciais

Muitos dos benefícios à saúde atribuídos à clorofila, como as propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e que aumentam a imunidade, estão de fato ligados aos vários nutrientes e compostos das plantas das quais o suplemento de clorofila é extraído. No entanto, clorofila em si é um desodorante natural muito bom, que é ótimo para o alho ou cebola respiração, e também é um excelente agente quelante que é capaz de se ligar a metais pesados ​​e toxinas e removê-los do seu corpo. Além disso, o alto teor de magnésio na clorofila contribui para ossos fortes, tônus ​​muscular relaxado e atividade enzimática saudável. Outro bom ponto sobre a clorofila pura é que ela é completamente não-tóxica, o que a torna segura mesmo em grandes doses. Por outro lado, suplementos de clorofila contêm compostos como certas vitaminas do complexo B ou fitonutrientes que podem levar a efeitos colaterais em grandes doses, por isso leia atentamente os rótulos nutricionais.