O Que Significa Quando Um Cão Se Senta E Lambe Suas Nádegas?

Autor: | Ultima Atualização:

Um irritado atrás faz Rover desconfortável.

Quando seu cão se senta e lambe suas nádegas, isso significa que a área está com comichão ou dor para ele. Há muitas causas possíveis para a irritação da área anal em seu companheiro canino, que exigem uma visita ao veterinário para o tratamento do desconforto de Rover.

Edições da glândula anal

Uma das principais razões que um cão lambe suas nádegas é que suas glândulas anais se tornaram impactadas ou infectadas. Rover também pode fugir pelo chão para ajudar a arranhar a área por causa da coceira causada pelas glândulas impactadas. As glândulas anais de um cão normalmente expelem um líquido fedorento quando ele defeca. Se isso não acontecer, as glândulas podem ficar inchadas e impactadas, possivelmente levando a uma infecção bacteriana ou até mesmo a um abscesso. Seu veterinário deve expulsar o fluido das glândulas manualmente e prescrever medicamentos para tratar qualquer infecção presente.

Parasitas intestinais

Quando um cachorro lambe sua área anal, isso pode significar que ele está sofrendo de uma infestação de parasitas intestinais. Parasitas internos como vermes redondos, whipworms, tênias e ancilostomídeos vivem dentro do intestino do seu filhote, levando a irritação anal, diarréia, vômitos, anemia e deficiências nutricionais. Você pode até encontrar os próprios vermes parasitas e seus segmentos nas fezes de seu cão ou ao redor do ânus. Seu veterinário vai fazer uma amostra fecal para testar vermes e prescrever uma medicação para dar a ele que irá eliminá-los completamente.

Parasitas Externos e Alergias

Pulgas, carrapatos e ácaros podem causar coceira na área traseira de um cão. Tratamentos de pulgas tópicos eliminam pulgas e outros tipos de parasitas do pêlo do seu cão e continuam a protegê-lo dessas pragas, geralmente por até um mês. Se os parasitas não são os culpados, tanto as alergias de contato quanto as alergias alimentares podem resultar em dermatite na área anal do seu cão. Seu veterinário pode determinar o que está causando coceira, prescrevendo uma dieta hipoalergênica ou banhos freqüentes para a Rover para eliminar alérgenos potenciais. Ela também pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios ou cremes para ajudar a aliviar a coceira causada por alergias.

Infecções de pele

Infecções bacterianas ou fúngicas da pele podem ocorrer na região anal, especialmente se a pele estiver quebrada de alguma forma. A área é especialmente propensa a infecções por causa da presença de matéria fecal após o seu cachorro defecar. Infelizmente, lambendo a área excessivamente para aliviar a dor e a coceira, a pele fica mais irritada e essas infecções podem piorar. Seu veterinário pode tirar uma raspagem da área para determinar se algum microorganismo prejudicial está presente. Antibióticos ou drogas antifúngicas e cremes podem ajudar a livrar seu cão dessas infecções.

Considerações

Seu cão pode ocasionalmente lamber o traseiro para se limpar, mas a lambida excessiva ou persistente dessa área não é normal e requer um diagnóstico veterinário. Você pode precisar colocar um colar elizabetano em seu cão para proteger a área que ele está lambendo, se estiver irritada ou infectada, até que se cure. Às vezes, a excessiva lambida do traseiro de Rover pode indicar um problema de ansiedade se nenhuma causa médica for determinada. Consulte o seu veterinário sobre a administração de medicação psicoativa ao seu filhote, o que pode ajudar a reduzir sua ansiedade.