O Que Você Procura Quando Pensa Que Um Gato Está Doente?

Autor: | Ultima Atualização:

Quando um animal de estimação não está agindo certo, mas não existem sintomas reais, Dr. Kidde Cadd chama de "não está fazendo certo", ou ADR.

Escusado será dizer que você quer fazer todo o possível para ajudar o seu gato se sentir melhor quando ela está doente - mas sabendo quando ela está doente é a chave. Se você conhece os hábitos e a personalidade do seu gato, observe quando ela está agindo um pouco - é um indicador precoce de que ela está doente.

Gatos e Dor

Porque os gatos são presa e predador, eles são instintivamente bons em esconder sintomas de dor. Se o seu gatinho simplesmente não está agindo certo, mas você não pode identificar quaisquer sintomas específicos, é difícil saber o que denunciar ao veterinário. Seu veterinário entende que você, como cuidador do gato, pode ter um jeito de saber quando algo está errado. Não tenha medo de levar seu gato ao veterinário se você não tem mais nada a relatar do que uma vaga sensação de que algo está errado. Poderia ser tão simples quanto o seu gato por aí mais do que o habitual, recusando um deleite favorito, ficando acordado à noite quando ele geralmente dorme com você ou se escondendo de pessoas e outros animais. A linha inferior é que se você sentir seu gato pode ter um problema, deixe seu veterinário verificá-lo. Você pode ser capaz de evitar uma doença grave.

Letargia

A letargia é uma falta de energia ou animação. Um gato letárgico dorme mais que o normal. Considerando que os gatos dormem boa parte do dia - um número estimado de horas 16 todos os dias - pode ser difícil reconhecer a letargia quando você a vê. A letargia é um sintoma presente em quase todas as doenças que um gato pode sofrer, mas como os gatos são letárgicos por natureza, alguns donos não o veem como um sintoma. A principal coisa é, se o seu gato é mais letárgico do que o habitual, ou parece estar dormindo mais ou mais profundamente do que o habitual, informe ao seu veterinário.

Falta de apetite

A falta de apetite é um sintoma comum a quase todas as doenças. Como a maioria dos gatos são comedores mimados, este é outro sintoma que pode ser difícil de reconhecer no início. Se o seu gatinho geralmente voraz vira o nariz para sua comida favorita, você pode ter motivo para alarme. A perda de peso acompanha a falta de apetite, por isso fique atento a isso também. Se você suspeitar que seu gato está doente, observe-o comer. Procure sinais de problemas para comer, como dificuldade para engolir, evite comer de um lado da boca, babar enquanto come ou outras dificuldades óbvias de comer - talvez ele dê uma mordida e cuspa. Fique atento ao consumo excessivo também. Se você perceber que seu gato está visitando o refrigerador de água com mais frequência do que o normal, não pense que ele tenha algumas fofocas domésticas. Faça o check-out dela.

Vómitos e diarreia

Um sintoma de doença que você pode ignorar é vomitar. Como os gatos vomitam bolas de pêlo o tempo todo, você pode não perceber que há motivo para alarme. Se o seu gato vomitar conteúdo biliar ou estomacal amarelo que não seja a pele, ou estiver vomitando e parecer incapaz de vomitar, ele pode estar doente. Uma bola de pelo, embora não seja agradável, é relativamente fácil para o seu gato despachar, e isso não deve acontecer com muita frequência. Vômito, por outro lado, é uma indicação de um problema. Diarréia pode ocorrer quando seu gato experimenta uma mudança na dieta, o que é normal. Mas a diarréia sem causa conhecida é um problema. Se o seu gato for ao ar livre e tiver acesso a lagartos, insetos e roedores, ele pode ter ingerido algo perigoso.

Eliminação inadequada

Se seu gato parou de repente de usar a caixa de areia para urinar, ou se você vir sangue na urina ou se notar que seu gato se esforça para urinar com pouco resultado, ele pode ter um sério problema com seu trato urinário. Esta é uma emergência médica, especialmente em homens, por isso não adie uma visita ao veterinário.

Sintomas diversos

Outros sintomas comuns da doença incluem tosse, espirros, olhos lacrimejantes ou nariz, claudicação, agressividade incomum, inchaço em qualquer parte do corpo, lambedura excessiva da área genital, descarga do pênis ou vagina, favorecimento de um membro, lambida em uma ferida persistente Isso não vai curar e acinzentar as gengivas. Se você notar algum desses sintomas, leve seu amigo ao veterinário o mais rápido possível.