
Antes do 1964, centavos, quartos e meio dólar continham 90 por cento de prata.
Metais preciosos, como o ouro e a prata, são muitas vezes apontados como uma proteção contra a inflação. A prata tem a vantagem adicional de ter um número de usos industriais além de seu valor como um material procurado para jóias. Você pode investir em prata física comprando moedas ou lingotes, ou pode ganhar exposição ao metal através de ações de mineração, fundos mútuos de metais preciosos ou fundos negociados em bolsa, mas todos os tipos de investimentos em prata envolvem risco.
Flutuação de Preços
A prata é uma mercadoria que é negociada em bolsas nacionais e internacionais. Os preços de mercado da prata e outros metais preciosos podem flutuar amplamente em curtos períodos, e flutuações podem ocorrer sem razão aparente. O risco de mercado é ampliado exponencialmente se você negociar com margem - ou seja, você toma dinheiro emprestado para comprar um contrato de prata. Se você vender um contrato curto, seu risco é virtualmente ilimitado.
Risco de Armazenamento
Se você investir em prata física, como moedas ou barras, terá que encontrar um lugar seguro para armazená-la. Seu corretor ou negociante de prata pode oferecer para guardar suas barras de ouro, mas esse serviço extra custará uma taxa de armazenamento regular. Se você optar por armazenar sua prata em sua casa ou local de trabalho, você assume o risco de roubo.
Riscos de Fraude
Devido ao seu apelo ao brilho, você pode se sentir tentado a agir impulsivamente com a prata. A Comissão Federal de Comércio aconselha os investidores a resistir a essa tentação. Lingotes de prata e moedas estão amplamente disponíveis a preços de mercado, de acordo com a FTC, então é improvável que um revendedor possa oferecer um negócio substancialmente melhor do que outro revendedor. Não se apresse em um investimento de prata. Investir com um revendedor respeitável pode ajudar a reduzir o risco de fraude.
Riscos de mercado
Investimentos em empresas de mineração de prata ou fundos mútuos de metais preciosos têm seus próprios perigos. Além dos riscos inerentes ao próprio metal estão os desafios associados à mineração, refinando e trazendo a prata para o mercado. Uma série de minas de prata estão em regiões remotas que às vezes são afetadas por eventos naturais e políticos adversos. Isso pode afetar a lucratividade do produtor, o que, por sua vez, afeta o preço das ações da empresa.




