Bloqueio Uretral Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Um bloqueio uretral geralmente resulta em seu gato deitado ao redor da casa, ainda mais do que o normal.

Cristais e pedras e muco, ai meu! O que pode parecer um giro estranho na citação de Dorothy de "O Mágico de Oz" na verdade é o que poderia resumir o bloqueio uretral do seu gatinho. Mesmo uma uretra parcialmente bloqueada não é motivo de riso, mas seu felino pode se recuperar totalmente.

Pedras e Plugues

A uretra do seu gatinho provavelmente pode colocar a culpa por obstruções em plugues e pedras na bexiga. Pedras minúsculas se formam graças a depósitos minerais na bexiga do seu gatinho. Muco, cristais, células e proteínas podem formar plugues. Enquanto pedras e plugues são compostos de material diferente, eles essencialmente fazem a mesma coisa em bloquear a uretra do seu gato. A pedra ou o plugue deslizam para dentro da uretra e não são empurrados para fora, porque é maior do que a abertura da uretra. Se você tem uma gata, considere-se com sorte - eles não sofrem com essas pedras e plugues tão frequentemente quanto os machos. Os machos têm uma uretra mais fina, por isso estão sem sorte.

Os sintomas

O primeiro sintoma de que uma pedra ou um plug não saiu é a incapacidade do seu gato de urinar adequadamente. Em vez de pular na caixa de areia e fazer o seu trabalho como de costume, ele vai se esforçar, fazer xixi apenas uma pequena quantidade e depois sair da caixa, apenas para recomeçar todo o ciclo em poucos minutos. Sua área abdominal também pode doer quando você tocá-lo, e ele pode até miar quando ele faz xixi porque está com dor.

A pedra ou o plugue às vezes se move levemente, permitindo que mais ou menos urina passe até que se mova novamente. Às vezes, ele se desfaz em pequenos pedaços, e essas peças agem como pedras ou plugues separados que podem ficar presos na uretra ou ser passados ​​para dentro da ninhada do seu gatinho. Se o seu gato não pode fazer xixi, a uretra dele está completamente bloqueada e ele provavelmente vai chorar, ofegar e parecer letárgico. Nesse ponto, você precisa arrumar suas coisas e chegar ao seu veterinário ou a um hospital de animais imediatamente. Uma obstrução urinária não tratada pode ser fatal.

Diagnoses e Causas

Seu veterinário, infelizmente, não é um super-herói com visão de raio-x, então ele terá que ficar com seu gatinho na frente de uma máquina de raio-x para determinar se uma pedra ou um plug penetrou na uretra do seu felino. Se um raio X não mostrar nada, um ultra-som pode estar em ordem. Seu veterinário pode ser capaz de identificar uma causa com um exame de urina. Em alguns casos, a dieta do seu gato pode ser o culpado, enquanto alguns gatos são geneticamente predispostos a bloqueios dolorosos. No entanto, os plugs e as pedras às vezes podem ser enigmas, sem uma resposta clara sobre o que os causou.

Tratamento

É hora de entregar boas e más notícias ao seu adorável gatinho. A boa notícia é que o seu maravilhoso veterinário pode fazer a pedra ou tapar uma memória distante. A má notícia é que, às vezes, é necessário fazer cirurgia. Dependendo da gravidade da situação, o veterinário pode tentar primeiro a medicação para tentar empurrar a ficha ou a pedra. Se isso não for uma opção, ele provavelmente terá que entrar e remover o objeto teimoso. Depois que a pedra ou plugue é história, aumentar o tamanho da uretra é uma opção para que seu gatinho não tenha que passar pelo processo de angústia novamente.

Outras causas

Embora as pedras e os tampões sejam os prováveis ​​ofensores de um bloqueio uretral, é possível que o tecido cicatricial, um tumor ou mesmo um coágulo de sangue possam estar atuando como uma rolha e bloqueando o fluxo de urina. Isso tudo é impossível saber sem a realização de testes, de modo que é apenas mais um motivo para fazer uma visita ao consultório do seu veterinário e nunca esperar os problemas de xixi do seu gatinho.