Empregos Exclusivos Para Bibliotecários

Autor: | Ultima Atualização:

Além dos livros: os bibliotecários têm muitas opções únicas de carreira.

Catálogo de cartões. Dewey decimal. Datas de vencimento. Shhh Estes são todos os termos e frases associados aos bibliotecários. Mas que tal tirarmos essas prateleiras e acrescentar algumas novas palavras à mistura? Termos como ciência de dados e curadoria digital. Quando você pensa em bibliotecários como mais detentores de informações do que como guardiões de livros, você pode começar a ver a profissão sob uma nova luz, que está evoluindo junto com a tecnologia e novas formas de receber e armazenar informações. Na verdade, a American Library Association (Associação Americana de Bibliotecas) diz que os empregos fora dos ambientes tradicionais crescerão mais rapidamente no campo.

Arquiteto de Informação

Não é segredo que muitas pessoas começam suas pesquisas on-line, e não em sua biblioteca local. Mas capinar através de site após site para encontrar informações confiáveis ​​e verificáveis ​​nem sempre é fácil. Digite a arquitetura de informações. Em relação à web, a IA fornece estrutura e organização a um site para ajudar a criar uma experiência de usuário positiva. Muitos programas de biblioteconomia estão começando a oferecer treinamento em IA, ou até mesmo certificados autônomos na área. A experiência dos bibliotecários com organização, rotulagem e terminologia de pesquisa pode ajudar tremendamente o desenvolvimento de IA.

Oficial de Recursos de Informação Estrangeira

Bibliotecários interessados ​​em uma perspectiva global podem estar interessados ​​em saber que o Departamento de Estado dos EUA oferece cargos de oficial de recursos de informação no exterior em várias embaixadas e consulados como parte de seu Escritório de Programas de Informações Internacionais. A Organização para o Avanço dos Profissionais de Bibliotecas afirma que esses cargos requerem um mestrado em biblioteconomia de um programa credenciado e pelo menos cinco anos de experiência profissional; eles também exigem viagens extensas.

Curador Digital

Quando você pensa em um curador, você provavelmente pensa em alguém que trabalha em um museu e decide quais artefatos de sua enorme coleção devem estar em exibição a qualquer momento, seja uma exibição permanente ou temporária. Quando se trata da web, muitos concordam que pode ser “sobrecarga de informação”. No entanto, como o Library Journal relatou, alguns bibliotecários argumentariam que é “falha de filtro”. A curadoria digital se tornou uma nova carreira para bibliotecários; Esse trabalho envolve encontrar conteúdo na Web que atenda às necessidades de um público específico, geralmente para um site de entretenimento ou educacional. O Library Journal compara isso à posição da biblioteca de referência em uma biblioteca tradicional.

Indexador freelancer

Há uma ciência por trás da lista de assuntos alfabéticos encontrada nas páginas no final de muitos livros didáticos e não-ficcionais. Muitos editores de livros dependem de autores para desenvolver seu próprio índice, e como muitos escritores não são treinados em indexação, eles recorrem a indexadores autônomos. Esses freelancers, geralmente bibliotecários por profissão, usam uma variedade de ferramentas e técnicas - incluindo metadados, software de indexação, revisão de texto e trabalho com vocabulário controlado - para produzir um índice abrangente.

Gestão de Registos

Empresas, agências governamentais e organizações sem fins lucrativos devem manter e manter registros, mas também devem manter o espaço físico, a privacidade e a preservação em mente. O treinamento e as habilidades dos bibliotecários tornam a gestão de registros uma opção de carreira viável. Por exemplo, as habilidades de catalogação ajudam a organizar documentos e desenvolver taxonomias, enquanto o conhecimento de prateleiras pode ajudar a analisar questões espaciais.