Tipos De Ações Disciplinares Contra Juízes

Autor: | Ultima Atualização:

As violações da ética judicial podem resultar em ações disciplinares severas e que acabam com a carreira.

Um Código de Conduta Judicial orienta o que um juiz pode e não pode fazer em sua vida pessoal e profissional, de acordo com a American Bar Association. Os juízes que violarem uma ou mais das regras contidas no Código de Conduta Judicial correm o risco de ações disciplinares, sanções e até mesmo desarmamento.

Código de Conduta Judicial

O Código de Conduta Judicial inclui quatro cânones ou princípios. Esses princípios regem a imparcialidade de um juiz, o comportamento adequado e inadequado e como um juiz realiza seu trabalho. Esses princípios também cobrem como um juiz pode agir quando não está no trabalho, minimizando ou eliminando qualquer conflito de interesses. Finalmente, esses princípios cobrem o que um juiz pode e não pode fazer se concorrer a cargos públicos ou trabalhar na campanha política de alguém. Deixar de defender um desses quatro cânones pode ser uma violação ética, que pode resultar em ação disciplinar. Deixar de defender as regras de conduta profissional estabelecidas pela American Bar Association ou outros códigos de ética estaduais ou federais também pode ser motivo para disciplina.

Sanções

Se um juiz é considerado culpado de cometer uma violação ética, então ela enfrenta uma ou mais sanções ou tipos de ação disciplinar. Essas sanções podem variar de uma admoestação privada ou repreensão pública a suspensão e, em casos extremos, remoção e desarmamento. As sanções também podem incluir a imposição de limites aos seus deveres judiciais. Os juízes também podem enfrentar outras sanções, que variam de acordo com o estado. A comissão de conduta judicial do Tennessee, por exemplo, pode optar por censurar publicamente um juiz considerado culpado de uma violação ética. Uma censura pública é uma carta que explicita a irregularidade do juiz e pode incluir a ação corretiva que o juiz deve tomar.

Mau comportamento

A conduta que pode resultar em uma violação ética inclui gritar ou xingar em um tribunal, usar seu julgamento para ganho pessoal ou promover os interesses de outra pessoa, comentar sobre um caso pendente ou decidir sobre um caso em que ela esteja relacionada a uma ou mais partes. envolve, como um advogado ou réu. Os juízes também devem evitar praticar a lei. Na 2013, o Comitê Consultivo de Conduta Judicial repreendeu um juiz que aconselhava sua namorada sobre uma questão legal. Também em 2013, a Comissão de Posse Judicial em Detroit investigou um juiz que foi acusado de fechar seu tribunal durante um julgamento por assassinato a vítimas, famílias e a mídia.

Reclamações

O órgão de supervisão judicial específico do estado analisa reclamações sobre má conduta judicial. Reclamações podem vir de pessoas ou de outras fontes. Por exemplo, a Comissão Estadual de Conduta Judicial no Texas pode basear alegações de má conduta judicial em artigos de notícias, informações descobertas durante uma investigação e de uma pessoa, anônimas ou não.

Investigações e Audiências

Depois de receber uma reclamação sobre o comportamento de um juiz, uma investigação será realizada. Quem investiga essas reclamações depende do estado em que você mora. No Tennessee, seu conselho de conduta judicial investiga e age sobre queixas contra juízes. Em Ohio, um advogado disciplinar investiga essas queixas. Se a investigação revelar evidências suficientes para sugerir a má conduta profissional, então uma audiência é realizada. Em Ohio, o conselho de comissários sobre queixas e disciplina realiza a audiência, enquanto em Indiana, uma comissão sob os auspícios da Suprema Corte de Indiana.