Mantenha o chocolate fora do alcance de seu papagaio curioso.
Ela quer mais do que um biscoito. Polly implora com os olhos, se não com travessuras, quando você come um pouco de chocolate. Resista à tentação de compartilhar. A teobromina, uma substância mais comumente encontrada no chocolate, é tóxica para animais de estimação. Nunca o alimente com seus amigos de penas
Teobromina
A teobromina é um tipo de metilxantina, um composto alcalóide encontrado nas sementes do cacaueiro, comumente chamado de cacau. Porque esses grãos fazem chocolate, todo o chocolate contém teobromina. Este alcalóide também é encontrado em nozes de cola e folhas de chá, embora em menor quantidade. Às vezes referida como xantose, a teobromina é o principal componente do chocolate e do cacau. Chocolate escuro contém as maiores quantidades deste produto químico, chocolates de leite contêm menos e chocolates brancos ainda menos. A teobromina, na mesma família da cafeína, é segura para as pessoas comerem, mas potencialmente tóxica para o seu papagaio, e para outros animais domésticos, se ela ingerir um pouco dela.
Toxicidade para os papagaios
Quando se trata de animais de estimação , a frase "morte por chocolate" é um aviso mais sério do que figurativo. Ao contrário das pessoas, papagaios e outros animais de estimação, como cães e gatos, não podem metabolizar adequadamente a teobromina no chocolate ou em qualquer outro alimento que a contenha. De acordo com um artigo publicado na edição de junho de 2007 do "New Zealand Veterinary Journal", um papagaio kea inquisitivo ingeriu cerca de 0,7 onça de chocolate amargo e logo depois faleceu. O chocolate foi estimado em cerca de 250 mg / kg de teobromina, o que provou ser tóxico para ele. Isso mostra que mesmo pequenas quantidades de chocolate contendo teobromina - menos de uma onça - podem ser mortais para os nossos amigos de penas.
Por que Tóxico?
A teobromina é um tipo de estimulante, vasodilatador e diurético. Ele se acumula no sangue do seu papagaio, de acordo com o Stonebridge Animal Hospital, porque os pássaros não o metabolizam tão rapidamente quanto os humanos. Uma vez ingerida, pode prejudicar o coração, os rins e o sistema nervoso central, alerta o Safehaven Parrot Refuge. Se a sua curiosa amiga emplumada conseguir sentir um gosto de chocolate, ela exibirá sinais de intoxicação por chocolate, incluindo comportamento hiperativo, vômitos, excrementos soltos ou de cor escura, arritmia cardíaca e convulsões, de acordo com Blake Hawley, DVM, no Velho Mundo. Site Aviaries. Sem intervenção veterinária, dependendo da quantidade e do tipo de chocolate que seu papagaio ingere, ela pode morrer. Tenha em mente que o chocolate escuro ou assado contém nove a 10 vezes a quantidade de teobromina que o chocolate ao leite, por isso, uma quantidade menor ainda é mais tóxico para o seu papagaio.
Cuidados de Emergência
Se você suspeitar que seu papagaio inquisitivo comeu qualquer quantidade de chocolate, ou qualquer outra coisa que contenha cacau ou nozes de cola, leve Polly ao seu veterinário de aves imediatamente para o tratamento. Em vez disso, entre em contato com o ASPCA Animal Poison Control Center para aconselhamento. Com cuidados de suporte, como vômitos induzidos, administração de carvão ativado ou fluidos intravenosos, seu papagaio pode se recuperar da ingestão de teobromina, de acordo com a Prática Veterinária de Fenton, do País de Gales. Sua sobrevivência depende de quanto tempo depois de ela ter comido a teobromina, você percebe o fato e obtém os devidos cuidados. Tenha em mente que os sintomas geralmente aparecem dentro de 10 horas após a ingestão.