Exercícios De Comunicação Da Equipe

Autor: | Ultima Atualização:

Exercícios divertidos podem construir a comunicação e a camaradagem da equipe.

Só porque você trabalha com um monte de gente não significa que você e seus colegas de trabalho formam uma equipe. Em um ambiente de equipe, todos têm um papel definido a desempenhar, mas compreendem os papéis dos outros o suficiente para intervir e ajudar quando necessário e fornecer algum nível de responsabilidade ou apoio. Sem comunicação adequada, o ambiente da equipe pode desmoronar rapidamente. Quer você esteja construindo uma nova equipe ou tentando revitalizar uma antiga, os exercícios de comunicação são fundamentais para o sucesso de sua equipe.

Queimadores de gelo

Quebra-gelo são excelentes ferramentas para comunicação verbal entre os membros da equipe. Projetado para ajudar as pessoas a se conhecerem, esses jogos são muitas vezes divertidos ou bobos e dão ao grupo a chance de rir juntos antes de passar para exercícios mais sérios. Por exemplo, grave uma ocupação, como mecânico de automóveis, cabeleireiro ou contador, nas costas de cada membro da equipe. Os membros da equipe devem fazer perguntas uns aos outros para ajudar a determinar sua própria ocupação, mas eles só podem fazer uma pergunta a cada pessoa - isso significa que eles terão que conversar com a maioria ou todos os outros membros da equipe para obter sua resposta. Você também pode criar um círculo de história, onde você começa uma história com "Era uma vez". Dê a volta ao círculo com cada pessoa adicionando uma frase à história. Quer a história acabe engraçada ou séria, o exercício ajuda os membros da equipe a se concentrarem uns nos outros, ouvir o que as outras pessoas dizem e pensar rápido em seus pés.

Exercícios de Personalidade

Aprender a trabalhar com personalidades diferentes pode ser um desafio. Alguns tipos de personalidade precisam ver o quadro geral ou o objetivo final para serem bem-sucedidos, enquanto outros preferem dividir tudo em tarefas detalhadas e mensuráveis. Entender os estilos de trabalho e as personalidades de outros membros da equipe permite que eles se comuniquem com mais eficiência. A maioria dos exercícios de personalidade começa com todos os membros da equipe fazendo um teste que os coloca em diferentes categorias de personalidade, que a equipe pode discutir. No entanto, você pode tentar abordagens mais criativas, como reproduzir gêneros musicais diferentes e perguntar a cada membro da equipe quais gêneros correspondem melhor à sua personalidade e à da equipe como um todo. Discutir as respostas pode fornecer informações sobre a personalidade de cada pessoa e sua percepção de como o grupo funciona.

Corridas de equipe

A divisão do seu grupo em equipes menores, até mesmo equipes de duas ou três pessoas, pode ajudá-los a aprender a se comunicar melhor. Dê aos times projetos para fazer, como construir uma torre com palitos de dente e massa de vidraceiro, criar um copo de fita adesiva que possa conter água ou planejar um balão para atravessar a sala usando canudos, cordas e clipes de papel. Dê um limite de tempo às equipes. Os projetos não precisam se relacionar com as tarefas diárias da equipe. Em vez disso, eles devem ser divertidos e um pouco sem sentido; o objetivo é aprender a se comunicar, não fazer uma xícara de fita adesiva.

Confie

Acreditar que seus colegas de trabalho estão lhe dizendo a verdade é essencial para um ambiente de equipe poderoso. Cair para trás nas mãos de seus colegas de trabalho é usado em muitos programas de TV, mas, na prática, usar a comunicação para desenvolver a confiança funciona melhor. Por exemplo, você pode criar um curso de obstáculos em seu escritório usando livros, caixas, cadeiras e mesas. Divida o grupo em equipes de dois e depois venda uma pessoa de cada equipe. A outra pessoa deve ficar de fora da pista de obstáculos e dar instruções verbais para guiar os outros com segurança. Mude o curso e vendam as outras pessoas para que todos tenham uma chance. Com várias pessoas chamando as direções de uma só vez, as equipes precisam criar uma maneira de contar as vozes de seus parceiros das outras.