Ações E Final De Mês Estratégias

Autor: | Ultima Atualização:

Certos eventos de fim de mês podem afetar os preços das ações.

Os casais que gerenciam seus próprios investimentos em ações devem observar que os preços e retornos das ações tendem a subir no último dia do mês e nos próximos três dias do mês seguinte. Recentemente, os pesquisadores da Universidade de Purdue, Jin Xu e John McConnell, descobriram que, de 1987 a 2005, todos os retornos de mercado excessivos ocorreram durante esse intervalo de quatro dias. Não há indicação clara do que causa esse fenômeno comercial; no entanto, certos eventos que acontecem durante o final do mês podem fazer com que os preços das ações subam. Estar ciente desses eventos pode orientar suas decisões de negociação de ações.

A Hipótese do Dia de Pagamento

Se você tiver um emprego e possuir ações e outros investimentos, provavelmente receberá um contracheque, juntamente com dividendos e juros, até o final do mês. Este evento mensal explica a hipótese do dia de pagamento; muitos investidores tendem a adicionar às suas carteiras de ações novos investimentos 401 (k), dividendos em ações, juros e outros fundos que recebem no final do mês. O influxo de novos fundos de investimento pode elevar os preços das ações, à medida que a demanda por ações aumenta. A pesquisa mostra que a negociação que ocorre no último dia do mês fornece um impulso para os primeiros retornos de duas semanas do mês seguinte.

Efeito dos Investidores Institucionais

Os investidores institucionais podem impactar os preços das ações devido ao grande volume de negociações que ocorre para os fundos mútuos e outros veículos de investimento que administram. Quando o final do mês coincide com o final de um trimestre, os administradores de recursos tendem a despejar as ações perdedoras e comprar ações vencedoras. Essas transações visam melhorar os resultados trimestrais reportados e avaliados pela comunidade de investidores. Essa estratégia de fim de mês pode elevar certos preços das ações que estão em demanda.

Efeito nos estoques de small-caps

O fenômeno do final do mês tem um efeito mais pronunciado sobre ações de baixa capitalização e de baixo preço. A pesquisa mostra que os estoques de pequena capitalização têm retornos consideravelmente maiores no último dia do mês, em comparação com os estoques de alta capitalização. Esse resultado não é considerado uma variação da tendência histórica entre as ações small-cap para superar as high-caps. Dito isto, as ações de preço alto ou de grande capitalização também podem experimentar o efeito de fim de mês.

Objetivos de fim de ano

Quando o final do mês cai no final do ano, os preços também podem subir devido à compra de novos investimentos e à liquidação de posições perdidas de ações para fins fiscais. Quando as declarações de impostos são arquivadas, as perdas de estoque incorridas até o final do ano podem compensar os ganhos de ações do ano. O selloff de ações de fim de ano e as compras subseqüentes também ocorrem para melhorar os relatórios fiscais do final do trimestre e do ano civil. Essas transações de final de ano podem elevar os preços e retornos das ações, em um esforço para melhorar os resultados do relatório financeiro.