
A perda de peso é um sintoma comum de algumas infecções parasitárias felinas
Não é incomum que o dono de um gato se pergunte se seu animal de estimação tem parasitas. De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, pelo menos 45 por cento dos gatos sofrem de parasitas gastrointestinais. Se você perceber que seu gatinho está sofrendo de perda de peso inexplicável, os parasitas podem ser os culpados. Marque uma visita com seu veterinário para descartar a presença de parasitas, como ancilostomídeos, vermes estomacais e Giardia.
Ancilostomídeos
Ancilostomídeos são criaturas estranhas com corpos magros e semelhantes a fios que vivem nos intestinos de gatos. Os gatos ficam infectados comendo os vermes ou depois que os vermes penetram a pele. Ancilostomídeos se fixam nas paredes dos intestinos e causam perda de sangue que pode levar à anemia. Os sintomas que você pode notar seu gatinho exibindo são diarréia e perda de peso. Os ancilóstomos têm um tempo de vida extraordinariamente longo e, se não forem tratados, podem viver tanto quanto o seu gato. Felizmente, os ancilóstomos são fáceis de diagnosticar e tratar facilmente com medicação.
Vermes estomacais
Duas espécies de vermes estomacais podem afetar gatos: Ollanulus tricuspis e Physaloptera. As infecções por Ollanulus são difíceis de diagnosticar e tratar, mas por sorte também são muito incomuns. Os sintomas deste verme incluem vômito crônico, perda de apetite, perda de peso e desnutrição. As infecções por Physaloptera, embora tratadas com facilidade, também são incomuns. Os sintomas deste parasita incluem vômitos, perda de apetite e perda de peso.
Giardia
Giardia é uma infecção que a maioria das pessoas está familiarizada. É um organismo unicelular que se espalha para os gatos através da ingestão de cistos contidos em alimentos e água contaminados. Os sintomas da Giardia incluem diarréia, perda de peso, desidratação e falta de apetite. A detecção e o tratamento são difíceis, mas não impossíveis. Pode ser necessário dar banhos frequentes com gatinhos durante o tratamento para evitar a reinfecção.
Considerações
Tal como acontece com qualquer preocupação de saúde envolvendo um animal de estimação, consulte um veterinário se o seu gatinho experimenta perda de peso inexplicável ou se você suspeitar de um parasita. Se não for tratada, as infecções parasitárias podem enfraquecer o sistema imunológico de um gato e causar maior suscetibilidade a outras doenças. Além disso, alguns parasitas são transmissíveis aos seres humanos, por isso é importante se livrar dos parasitas para proteger a saúde das pessoas que entram em contato com o seu gato.




