
Alguns ciclídeos são sensíveis a mudanças na química da água, portanto tenha cuidado ao introduzi-los no novo tanque.
Se você estiver se mudando para uma nova casa ou apartamento, não se preocupe em deixar seu aquário de ciclídeos para trás - leve junto! Mover um tanque de peixes requer um planejamento cuidadoso, mas, desde que você pense a frente, você pode com segurança e sucesso mover seu tanque de ciclídeos para sua nova casa.
Scouting o local
Antes de mover seu aquário de ciclídeos de uma casa para outra, é necessário selecionar o local certo para o tanque em sua nova casa. Dê uma olhada no seu novo local para um local que seja visível, mas não em uma área de tráfego intenso - você não quer que seu tanque de ciclídeos corra o risco de alguém entrar nele. Você também deve pensar na proximidade de uma fonte de energia, bem como uma pia para facilitar as mudanças de água. Evite colocar o seu tanque de ciclídeos em uma sala que tenha grandes janelas ou clarabóias, pois a exposição direta à luz do sol pode resultar no crescimento excessivo de algas. Também é imprudente colocar o tanque diretamente em frente a uma saída de aquecimento ou resfriamento, pois isso pode dificultar a manutenção de uma temperatura estável no tanque.
Preparativos
A melhor coisa que você pode fazer para preparar seu tanque de ciclídeos para um movimento é transferir seus ciclídeos para um ou mais tanques menores. Se você tem um hospital ou um tanque de quarentena preparado para emergências, mova seus ciclídeos para o tanque para que você possa desmontar e mover o tanque principal. Depois de retirar o peixe do tanque, drene a água em recipientes plásticos portáteis e transfira o substrato do tanque para um ou mais recipientes que permitam mantê-lo submerso na água. Seu substrato de tanque é o lar da maioria das bactérias benéficas em seu tanque; Ao transferir essas bactérias diretamente para o novo tanque, você não terá que esperar tanto tempo para que o seu aquário circule antes de adicionar seus ciclídeos.
Mover o tanque
Se você não puder transferir toda a água do seu tanque de ciclídeos existente para o novo local, drene o restante da água do tanque e envolva-o em mantas grossas ou almofadas móveis para proteger o tanque durante o movimento. Embale todos os seus equipamentos de aquário com cuidado, bem como as decorações do tanque, e mantenha todos os suprimentos do seu aquário juntos para que você possa encontrar tudo o que precisa para montar o aquário o mais rápido possível assim que chegar. Se possível, mova seu tanque para o novo local e configure-o enquanto seus ciclídeos ainda estiverem no tanque de quarentena. Isso reduzirá o estresse que seus ciclídeos experimentam durante o processo de movimentação, porque eles gastarão menos tempo entre os tanques. Quando chegar a hora de realmente mover o peixe, coloque-o em baldes de plástico cobertos cheios de água de seu tanque temporário.
Configurando
Se você não conseguir montar seu tanque de ciclídeos no novo local antes de mover o peixe, certifique-se de montar o tanque o mais rápido possível após a mudança. Desembale cuidadosamente seu tanque junto com todo o seu equipamento e enxágüe-os bem para remover qualquer sujeira ou poeira que possa ter se acumulado durante a mudança. Despeje o substrato de volta no tanque junto com toda a água do tanque; em seguida, instale o tanque pelo resto do caminho, instalando suas decorações e equipamentos de aquário. Dê tempo ao seu aquário para pedalar, testando a água com um kit de teste de aquário uma ou duas vezes por dia, até que os níveis de amônia e nitrito sejam iguais a zero. Uma vez que o tanque tenha ciclado, introduza lentamente seus ciclídeos de volta no tanque. Se você precisar de alguns dias para fazer o ciclo do seu aquário, pode ser necessário instalar um aquecedor de aquário e filtrar os baldes que contêm seus ciclídeos para que a qualidade da água não diminua.




