Mercado Monetário Vs. Taxa De Juros

Autor: | Ultima Atualização:

Os mercados mudam quando o Federal Reserve anuncia uma mudança na política de taxas de juros.

Qualquer investimento que vence em menos de um ano é considerado um equivalente em dinheiro, portanto, o mercado para esses investimentos é chamado de mercado monetário. As pessoas que colocam seu dinheiro em fundos mútuos do mercado monetário ou em contas do mercado monetário bancário não se importam que os juros que pagam sejam baixos. Essas contas são para acumular dinheiro em um lugar mais seguro do que um colchão. Quando não há crise, as taxas de juros dessas contas refletem diretamente a política monetária do Federal Reserve.

Segurança

Quando o seu fundo mútuo do mercado monetário ou a sua conta do mercado monetário bancário está a pagar taxas de juros realmente baixas - do tipo que são tão baixas que quase não existem - significa que há muitas pessoas à procura de um local seguro e de curta maturidade. Mantenha seu dinheiro. Isso acontece quando há muita incerteza econômica. Em épocas de extrema crise econômica ou política, certos investimentos no mercado financeiro realmente renderam juros negativos - o que significa que o investidor ficou feliz em pagar para ter um lugar seguro para seu dinheiro.

Reserva Federal

As taxas sobre os investimentos no mercado monetário também são afetadas pela política monetária da Reserva Federal. Quando o Fed quer tirar o país de uma recessão, ele reduz a taxa de desconto, que é a taxa que os bancos pagam para pedir dinheiro emprestado na janela de descontos do Fed. Quando os bancos podem pedir dinheiro emprestado a taxas muito baixas do Fed, eles não querem pagar muito pelo dinheiro emprestado de seus depositantes, então eles baixam as taxas em seus certificados de depósito e outras contas de depósito. A maioria dos títulos no mercado monetário é originada por bancos comerciais e de investimento. O Fed também coloca dinheiro na oferta monetária do país através da compra de títulos do Tesouro no mercado de títulos. Isso é chamado de operações de mercado aberto do Fed. Como o Fed compra um volume tão grande de títulos do Tesouro em suas operações de mercado aberto, as taxas de juros no mercado tendem a cair.

Taxas de juros de mercado

No mercado de títulos, os títulos com prazos mais longos são negociados com base na oferta e na demanda. Se os investidores estão preocupados com a segurança de seu dinheiro, as taxas de juros sobre vencimentos longos, como os títulos do ano 30, sobem para atrair investidores. Maior interesse compensa o risco de comprar um investimento de longo prazo. Quando o Fed entra para baixar as taxas de juros, também compra títulos longos, então as taxas são reduzidas mesmo nos títulos do Tesouro mais longos. As taxas de títulos corporativos também caem porque suas taxas são baseadas nas taxas pagas pelos títulos do Tesouro com vencimentos semelhantes. O Fed quer taxas de juros mais baixas, por isso é mais barato para as empresas tomar dinheiro emprestado no mercado de títulos para financiar suas operações e compras de instalações e equipamentos. Quando isso acontece, as empresas também contratam novos funcionários e esses funcionários gastam seus salários comprando itens de consumo como alimentos, roupas, automóveis e casas, então a recessão se transforma em um boom econômico.

Taxas de juros mais altas

Quando a economia é forte, há muita demanda por dinheiro. Suas contas e fundos do mercado financeiro pagam suas taxas mais altas neste momento porque os bancos estão ansiosos para atrair dinheiro para emprestar. As empresas que tomam empréstimos através da emissão de títulos têm que pagar taxas de juros mais altas para atrair investidores, porque todos estão pedindo dinheiro emprestado, até mesmo os consumidores estão tomando empréstimos. Isso leva à inflação, então o Fed eleva as taxas de juros ainda mais para tornar o empréstimo caro. Isto é, quando você vê suas taxas de fundo de dinheiro começam a diminuir. Os investidores estão tirando dinheiro de vencimentos curtos e colocando-o em prazos longos para garantir as altas taxas de retorno pelo maior tempo possível. Como as empresas e os consumidores param de tomar empréstimos porque as taxas estão muito altas, a economia começa a esfriar. Os tempos de crescimento se transformam em recessão e tudo começa de novo. O Fed se move para reduzir as taxas de juros para estimular a economia a sair da recessão.