Lista De Vegetais Para Comer Na Dieta Mediterrânea

Autor: | Ultima Atualização:

A dieta mediterrânica inclui um arco-íris de legumes.

A dieta mediterrânea representa o modo tradicional de comer encontrado em países que fazem fronteira com o Mar Mediterrâneo, como Itália, Espanha, França e Grécia. Este plano alimentar está associado à saúde e à longevidade porque é rico em vegetais frescos, frutas e óleos saudáveis; moderada em grãos integrais; e pobre em carne, queijo e alimentos refinados. Todos os vegetais são permitidos, por isso, escolha uma variedade de cores ao selecionar seus vegetais para garantir uma ampla gama de sabores e benefícios para a saúde.

Verde

Vegetais verdes, que são uma parte importante da dieta mediterrânea, estão ligados à prevenção de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Eles ajudam a manter fortes glóbulos vermelhos, ossos e dentes. A glutationa, um antioxidante encontrado em vegetais verdes, como espargos e espinafre, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Alguns vegetais verdes, como brócolis e repolho, têm um sabor forte que vem de compostos de enxofre que reduzem o colesterol e aumentam a saúde do sistema imunológico. Vegetais frondosos, verde-escuros contêm ácido fólico, que protege contra doenças cardíacas. Ir verde a cada dia com legumes, como alcachofras, aipo, salsa, couve, pimentão verde e abobrinha.

Vermelho

Vegetais vermelhos, como tomates, são produtos básicos da culinária mediterrânea. Eles ajudam a promover a função de memória adequada, manter a saúde do trato urinário, proteger seu coração e diminuir o risco de alguns tipos de câncer. Estes vegetais coloridos também contêm vitamina C e beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger as células do seu corpo contra danos e promove a saúde dos olhos. O licopeno, o pigmento em vegetais vermelhos, ajuda a proteger contra a próstata e outros tipos de câncer. Beterraba, feijão, repolho roxo, cebola roxa, pimentão vermelho, rabanete e batata de pele vermelha são excelentes opções de dieta mediterrânea.

Laranja e amarelo

Seu sistema imunológico recebe um impulso de vegetais laranja e amarelo. Os carotenóides laranja, ou pigmentos, encontrados nestas verduras ajudam a proteger a pele e os olhos, diminuem os níveis de colesterol e reduzem o risco de derrame. Vegetais amarelos e alaranjados, como pimentão amarelo, pimentão laranja e milho, contêm luteína e zeaxantina, que são antioxidantes que promovem a saúde dos olhos. Inclua muitas cenouras, abóbora, batata doce e outros vegetais laranja e amarelos em seu plano alimentar.

Azul, roxo e preto

Pigmentos vegetais azuis, roxos e pretos são carregados com antioxidantes que promovem o envelhecimento saudável e protegem contra doenças. Os flavonóides antocianinas, pigmentos encontrados em vegetais profundamente coloridos, ajudam a proteger contra a perda de memória relacionada à idade. Adicione os feijões pretos, o repolho roxo, as batatas de polpa roxa, os espargos roxos, as endívias roxas da berinjela e a beringela aos pratos da sua dieta mediterrânica.

Branco, Castanho e Castanho

Embora não tenham cores vivas, os vegetais brancos, marrons e marrons fornecem benefícios importantes para a saúde. Muitos vegetais deste grupo contêm ácido fólico, fibra, potássio, selênio, vitamina C e fitonutrientes, que são compostos químicos que promovem a saúde geral do seu corpo. Vegetais da família do alho e cebola contêm alicina, uma substância que ajuda a destruir as células cancerígenas. Coma muitos vegetais, como couve-flor, grão de bico, alho, cebola, alho-poró, lentilhas, cogumelos, batatas, ervilhas, feijão-do-norte e feijão-nabo.