Pilates Ou Gyrotonics São Melhores Para O Balé?

Autor: | Ultima Atualização:

O Sistema de Expansão Gyrotonic é às vezes chamado de "máquina de pirueta".

Os mestres de balé da velha escola acreditavam que os exercícios de barra eram tudo o que um balé dançarina precisava melhorar sua técnica. Instrutores de balé moderno sabem melhor. Organizações profissionais como a Associação Internacional de Medicina e Ciência da Dança sugerem treinamento complementar com o método Pilates, batizado com o nome de Joseph Pilates, ou o sistema de exercícios girotônicos criado por Juliu Horvath. O método escolhido depende de suas necessidades específicas como dançarino.

Começos

Pilates desenvolveu seu método na Alemanha do final do século 19 como um meio de superar as limitações físicas que atormentavam sua infância. Ele estudou yoga e outras formas de técnicas de exercícios e elaborou um plano. Ele se mudou para os Estados Unidos em 1926 e abriu um estúdio em Nova York. O romeno Horvath dançou papéis principais com o Ballet da Ópera Estatal Romena. Ele desertou para os Estados Unidos em 1970, foi contratado pela New York City Opera e excursionou com as dançarinas de balé Margot Fonteyn e Jacques d'Amboise. Enquanto trabalhava como dançarino principal com o Houston Ballet, ele rompeu seu tendão de Aquiles e danificou seus discos lombares.

Evolução do Pilates

A adversidade inspirou Pilates e Horvath a criar seus sistemas de exercícios. Pilates estava trabalhando na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial. Sua cidadania alemã o levou a um campo de internamento britânico na Ilha de Mann. Durante sua estada, ele tratou prisioneiros de guerra feridos ao manipular as molas da cama do hospital para criar treinamento de resistência. A ideia do equipamento de exercício baseado na primavera inspirou o aparato que ele eventualmente inventaria. Ao contrário de Horvath, Pilates não era dançarino, mas quando veio a Nova York, seus métodos foram usados ​​por Mikhail Baryshnikov, George Balanchine, Hanya Holm e Martha Graham. Alguns dos exercícios permitiram que os dançarinos fortalecessem os músculos usados ​​em movimentos específicos de balé. Os movimentos circulares da perna do "rondejambe", por exemplo, aparecem na série de pernas laterais do Pilates.

A Pirouette Machine

Horvath recuou para St. Thomas nas Ilhas Virgens após a lesão. Como Pilates, ele estudou ioga e outras formas e inventou um método. Sua técnica foi especificamente destinada a dançarinos. Se for verdade, a aula que ele eventualmente ensinou no estúdio de exercícios Steps em Nova York foi chamada de Yoga para dançarinos. Hovrath sonhava em criar uma máquina de pirueta, que permitiria ao dançarino girar perpetuamente. Sua descoberta de duas placas de rolamento descartadas de antigas cadeiras giratórias ajudou-o a realizar seu objetivo. Horvath levou-os para casa e imediatamente criou seis exercícios. O Sistema de Expansão Gyrotônico evoluiu a partir dos exercícios

Métodos Comparativos

Os movimentos em espiral usados ​​no exercício girotônico se assemelham aos típicos da dança moderna. Em contraste, os movimentos lineares do Pilates parecem mais adequados para o balé. Apesar dessas características distintivas, os dançarinos fazem sua escolha com base nas preferências pessoais, necessidades específicas de seus corpos e o tipo de coreografia que executam. Muitos dançarinos, por exemplo, têm espinhos flexíveis demais. O trabalho central mais profundo usado no Pilates ajuda a estabilizar suas espinhas. Os instrutores que ensinam os dois métodos, muitas vezes sugerem que seus clientes começam com o Pilates e progridem para o exercício girotônico.