Como Preencher A Seção De Voluntários Em Um Currículo

Autor: | Ultima Atualização:

Descreva seus esforços para retribuir à comunidade.

Embora muitos candidatos a emprego se concentrem nos aspectos de educação e histórico de trabalho de seus currículos, os serviços voluntários são tão importantes quanto a demonstração de habilidades e habilidades gerais. A descrição das contribuições da sua comunidade permite que você forneça a um possível empregador mais informações sobre você como indivíduo. Também demonstra um compromisso de servir os outros, apoiar a comunidade e ser um indivíduo completo com inúmeros interesses.

Retomar formato

Geralmente, o trabalho voluntário é listado no final do seu currículo, seguindo seu histórico de trabalho, educação e prêmios e reconhecimentos. Se você é novo na força de trabalho e não tem um histórico de emprego formal para o seu crédito, o trabalho voluntário pode ser apresentado no início do seu currículo. O trabalho voluntário deve ser listado sob o seu próprio título e deve ser formatado de forma semelhante ao resto do seu currículo. Inclua o nome da organização, seu título, se aplicável, datas de serviço e uma breve visão geral da missão da organização.

Descreva seu trabalho

Inclua um resumo ou um resumo das suas responsabilidades e contribuições em cada um dos seus esforços voluntários. Sempre que possível, mostre como seus esforços de voluntariado se vinculam às suas aspirações profissionais. Por exemplo, se você está se candidatando a uma posição de gerente de projeto e organizou eventos para um grupo de negócios sem fins lucrativos, destacar essa contribuição demonstra suas habilidades nessa área. Ou se você está procurando um papel de gerente de escritório, descreva como você manipulou as linhas telefônicas para um levantamento de fundos de teletons. Quando você apresenta pontos fortes correlacionados ao trabalho, mostra sua capacidade de trabalho.

Seja criativo

Incluindo o trabalho voluntário em seu currículo mostra que você tem boas habilidades de gerenciamento de tempo e pode lidar com várias responsabilidades. Mesmo que você não tenha uma extensa história de trabalho voluntário formal, seja criativo em como você empacota as contribuições que você fez. Por exemplo, se você ler ocasionalmente para a turma da escola primária da sua sobrinha, você estará, em essência, apoiando o seu distrito escolar local voluntariamente. Da mesma forma, se você enviar panfletos para os vizinhos para organizar uma festa de verão e churrasco, você está trabalhando para coordenar um evento da comunidade.

O que eliminar?

Tenha cuidado ao listar trabalho voluntário político, religioso ou controverso em seu currículo. Um potencial empregador pode questionar seu julgamento profissional e julgar intencionalmente ou não seu personagem com base em como você gasta seu tempo livre. Isto é especialmente verdadeiro se o seu trabalho voluntário entra em conflito com os objetivos ou a missão da empresa. Por exemplo, se você está procurando um emprego em uma instituição financeira de alto perfil e seu trabalho voluntário mostra um histórico de apoio às reformas bancárias, você está enviando uma mensagem sobre sua lealdade pessoal. Isso pode causar uma bandeira vermelha para os potenciais empregadores.