Como Avaliar O Valor De Um Negócio

Autor: | Ultima Atualização:

Um preço mutuamente vantajoso pode tornar a venda de um negócio suave e amigável.

Muitos proprietários de pequenas empresas sonham em vender suas empresas e levar algum tempo para relaxar antes de passar para o próximo empreendimento. Para vender um negócio, você deve primeiro avaliar o seu valor, a fim de chegar a um preço pedido que faça sentido para você e potenciais compradores. A avaliação de negócios pode ser altamente subjetiva, mas existem estratégias e critérios definidos que você pode usar como pontos de partida. Seja realista e flexível e trabalhe em estreita colaboração com os compradores interessados ​​para desenvolver um pacote de venda mutuamente vantajoso.

Multiplicadores

Uma equação multiplicadora fornece um ponto de partida para avaliar o valor de um negócio. As equações multiplicadoras envolvem a obtenção do lucro ou fluxo de caixa que a empresa normalmente gera em um ano e a multiplicação por um padrão amplamente aceito usado para avaliar negócios comparáveis. Os multiplicadores para a maioria das indústrias operam entre 1.5 e 2.5 multiplicado pelo lucro líquido, ajustado por fatores como despesas específicas dos atuais proprietários, como pagamentos de juros de dívidas iniciais.

Ajustes Tangíveis

Depois de determinar um preço base para avaliar sua empresa usando um multiplicador apropriado, você pode justificadamente ajustar o preço com base no que sua empresa possui. Se você possui o prédio em que sua empresa atua, adicione o valor da propriedade ao preço de venda da empresa. Em algumas negociações de venda de negócios, os compradores interessados ​​podem insistir em ajustar o valor atribuído ao equipamento com base no número de anos em que você o usou e depreciá-lo em suas declarações fiscais. Por exemplo, se sua empresa possui uma máquina que você possui por quatro anos e depreciada em uma base de cinco anos, você poderá apenas valorizá-la em 20 por cento do preço inicialmente pago.

Intangivel

Uma variedade de fatores intangíveis também pode influenciar o valor que você pode atribuir ao seu negócio. Se a sua empresa estiver operando há muitos anos e tiver construído uma sólida reputação com base no excelente atendimento ao cliente, você poderá ajustar o preço de venda para refletir esse ativo intangível. Além disso, se a sua indústria estiver crescendo rapidamente ou recebendo muita atenção da mídia, isso pode afetar o preço de venda. Como alternativa, se você trabalha em um setor em declínio, talvez seja necessário ajustar seu preço de venda para baixo.

O processo de negociação

Independentemente de quão bem você pode justificar o valor que você determinou para o seu negócio, você só poderá vender sua empresa se encontrar alguém que esteja disposto e possa comprá-la. Considerações econômicas gerais, como uma recessão ou taxas de juros atuais, podem dificultar que os compradores interessados ​​encontrem capital suficiente, mesmo que o negócio tenha um preço justo. Praticamente todo processo de venda de negócios envolve pelo menos uma rodada de negociações com base na viabilidade da venda e na adequação do preço solicitado.