Como Persuadir Um Gato De Timidez

Autor: | Ultima Atualização:

"Eu estou no mesmo quarto. Isso é ser social, certo?"

As personalidades do gato variam de agressividade direta a "você tem um gato?". A timidez não desaparece sozinha. Você pode ajudar seu gato assustado a superar tendências tímidas. Seu tempo e compreensão serão cruciais para persuadir o seu gato. gatinho fora de sua concha.

Pare de tentar tão difícil

Timidez em um gato geralmente se resume a um fator-chave - medo. Por qualquer motivo, seu gato está assustado e procura refúgio em um lugar seguro como debaixo de sua cama ou em um quarto vazio e silencioso. Não incentive esse medo, forçando seu gato a passar o tempo a céu aberto, onde ela está desconfortável. Segui-la pela casa, pegando-a e forçando-a a sair de sua zona de segurança, apenas a convencerá de que seu medo está bem colocado e a deixará ainda mais nervosa. Evitar você é um resultado provável. Você não pode forçá-la a deixar de ser tímida, nervosa ou com medo, então deixe-a por enquanto.

Ofereça um lugar seguro

Antes que você possa começar a persuadir seu gatinho tímido, ela precisa se sentir segura. Gatos gostam de ter esconderijos para se refugiar e relaxar, então deixe sua garota tímida ter alguns lugares isolados onde ela pode chegar facilmente em momentos de estresse. Esses refúgios seguros geralmente são locais escuros ou altos, onde ela se sente mais segura e protegida. Ofereça uma árvore alta de gato, um espaço atrás do sofá ou até mesmo uma caixa de cachorro coberta para ela se esconder quando ela estiver em pânico. Se ela normalmente tem o funcionamento da casa, você pode querer fechar alguns dos outros quartos para incentivá-la a usar os novos esconderijos. Polvilhe um pouco de catnip ou pulverize feromônios de gato nessas áreas para aumentar ainda mais a sensação de calma e atraí-la para dentro.

Ignorá-la

Soa contra-intuitivo para persuadir um gato tímido, mas uma opção é ignorá-la. Uma vez que ela está acostumada com suas novas zonas de segurança que você criou, sente-se por perto quando ela estiver calma e confortável. Não interaja com ela - apenas sente-se em silêncio para deixá-la se acostumar com você e perceber que você está seguro. Faça um lanche com você enquanto estiver sentado por perto, para que ela associe você a algo positivo. Fale suavemente com ela enquanto ela come, oferecendo palavras encorajadoras e uma sensação de calma. Não se aproxime dela nem a encoraje mais perto de você. Deixe que ela decida quando estiver confortável o suficiente para se aventurar.

Incentive seu interesse

Quando um gatinho tímido fica mais confiante - menos amedrontado - ela pode começar a se aproximar para checá-lo. Não celebrar ainda, como um movimento errado de sua parte poderia começar todo este processo. Sente-se e fale em tons suaves para estimular o interesse dela. Mova-se lentamente quando você oferece um tratamento ou um brinquedo. Deixe-a assumir a liderança; não force as coisas. Estenda a mão para deixá-la cheirá-lo; acariciá-la se ela parece disposta. Calma e segura são as palavras-chave neste exercício. Você quer que ela sinta que não está em perigo.