
Dê-se crédito por conquistas significativas.
Avaliações de desempenho conduzidas por um supervisor são muitas vezes estressantes para os funcionários. As autoavaliações podem ter seus próprios estresses, pois pode ser um desafio ser introspectivo e honesto consigo mesmo ao avaliar seus pontos fortes e fracos. Adote uma abordagem honesta e filosófica para ajudá-lo a identificar o que você está fazendo corretamente em seu trabalho e o que você poderia estar fazendo melhor. Isso ajudará você a melhorar seu desempenho e seguir em frente em sua profissão.
Tome uma perspectiva externa
Quando você realiza uma autoavaliação, recue e analise seu desempenho no trabalho como se estivesse avaliando outra pessoa. Isso ajudará você a ser realista em sua análise, reconhecendo seus pontos fortes e os fracos também. Siga o questionário de auto-avaliação que seu chefe lhe dá e responda cada pergunta completamente. Se você não tiver certeza de como proceder, pule uma pergunta e passe para a próxima. Revisitar a consulta do problema depois de concluir o restante da avaliação.
Avaliando-se
Com cada questão colocada em sua auto-avaliação, pense sobre o que você está fazendo bem e o que você pode melhorar. Por exemplo, se você se avaliar no trabalho em equipe, pense no feedback que recebe de seus colegas. Você dá o seu percentual 100, ajuda os outros em seus esforços e aumenta seu peso no grupo? Ou você mantém projetos perdendo prazos e trabalhando até o último minuto fazendo mudanças? Comprometa-se a fortalecer seus pontos fortes e fazer um esforço conjunto para melhorar as áreas necessárias.
Não seja muito difícil
É fácil julgar-se mais duramente do que um gerente, especialmente se você é um grande realizador ou um perfeccionista. Dê a si mesmo crédito onde é devido e seja realista sobre as expectativas que você definiu para si mesmo. Embora seja ideal desafiar a si mesmo para melhorar seu desempenho e assumir novas metas para o futuro, encobrir seus sucessos subestima suas contribuições e não o ajudará a progredir em sua carreira.
Definir metas atingíveis
As autoavaliações geralmente terminam com um compromisso com novas metas e objetivos para o próximo período de avaliação. Defina metas realistas com base no desempenho passado. Por exemplo, se você está em vendas e cumpriu todos os seus objetivos anteriores, desafie-se a aumentar a geração de receita em 10 ou 20 por cento no próximo ano. Se você teve metas excessivamente ambiciosas e não as alcançou no passado, ajuste-as de maneira que possa se posicionar melhor para o sucesso.




