Como A Lecitina De Soja É Usada Na Comida?

Autor: | Ultima Atualização:

A lecitina de soja é frequentemente adicionada a molhos de salada.

Você pode conhecer soja como aqueles grãos redondos de cor verde chamados edamame ou o ingrediente principal do seu tofu. Mas uma forma de soja também é adicionada aos seus alimentos na forma de lecitina de soja. Derivado do óleo de soja, este aditivo age como um emulsificante que ajuda a manter a textura e consistência de um alimento. Mas se você é alérgico a soja, você ainda pode consumir alimentos que contenham lecitina de soja.

Criando Lecitina de Soja

Extrair a lecitina de soja da soja geralmente acontece ao mesmo tempo em que os fabricantes de alimentos estão produzindo óleo de soja. Para chegar à lecitina de soja, um fabricante de alimentos primeiro mantém a soja a uma temperatura e umidade constantes para separar facilmente o casco da semente. Uma vez que as sementes são soltas, elas são aquecidas e prensadas em flocos, o que libera óleo de soja. Este óleo é destilado e é adicionada água para permitir que uma centrífuga gire a velocidades muito rápidas. O material resultante deste processo um tanto demorado é a lecitina de soja.

emulsificante

Uma vez que a lecitina de soja é feita, está pronta para ser adicionada aos seus alimentos. A lecitina de soja é um emulsificante. Outra palavra para emulsificador é um estabilizador. Isso significa que ele é adicionado a alimentos que têm ingredientes que tendem a se separar, como óleo e água em um molho de salada ou os óleos na margarina. A lecitina de soja ajuda a margarina a permanecer sólida à temperatura ambiente. A lecitina de soja pode ser usada no lugar da lecitina do ovo, outro emulsificante comum usado na culinária. A lecitina de soja é mais comumente usada porque a soja é abundante e mais econômica, de acordo com a Soy Connection.

Usos Adicionais

Você também pode ver a lecitina de soja adicionada a alimentos como chocolates ou leite com chocolate, porque pode dar ao chocolate uma textura mais suave. A lecitina de soja também ajuda a evitar respingos do processo de fritura que podem levar à queima. A lecitina de soja também é usada como suplemento dietético porque supostamente reduz as condições crônicas como a doença de Alzheimer, doenças do fígado, colesterol alto e transtorno bipolar. No entanto, não há ligação científica entre tomar lecitina de soja e esses benefícios, de acordo com a eMedTV.

Alergias de Soja

Assim como o amendoim e o trigo, a soja pode ser um alimento altamente alergênico. Se você tem sintomas como coceira, dificuldade para respirar ou inchaço depois de comer soja, você pode se perguntar se você pode comer alimentos que contenham lecitina de soja. Enquanto a lecitina de soja é derivada da soja, a maior parte da proteína de soja que causa sua reação alérgica é removida durante a fabricação. De acordo com a Universidade de Nebraska-Lincoln, a maior parte da lecitina de soja não contém proteína de soja suficiente para causar uma reação alérgica. No entanto, se a sua alergia à soja for tão forte que você desenvolva dificuldades respiratórias quando estiver exposto à soja, talvez deseje evitar completamente qualquer alimento com lecitina de soja como precaução.