Respiração Nasal Pesada Através Do Nariz E Babando Em Mastiffs

Autor: | Ultima Atualização:

Eu preciso de um descanso!

Se o seu mastim baba e respira pesadamente ou nasalmente, parabéns: Você provavelmente tem um mastim normal. Mas tenha certeza: observe a cor de suas gengivas, depois faça um empolgante jogo de busca ou uma longa caminhada. Verifique novamente as gengivas: se parecerem mais azuladas do que rosas, faça uma avaliação respiratória.

Por que ele Slobber o tempo todo?

O mastiff (inglês, francês, napolitano, brasileiro, americano ou outro) é descendente de um antigo cão de guerra grego e romano chamado de molossus. Mastiffs foram criados para tamanho gigante, grande força e disposição gentil; no entanto, eles são excelentes cães de guarda. As raças de descendentes de molossus são braquicefálicas, o que significa que elas têm cabeças amplas e focinhos curtos.

A maioria dos mastins baba porque seus pelos (os lados dos lábios superiores) são macios e carnudos, e não formam uma boa vedação ao redor da boca. Diz-se que os mastins americanos têm mais "boca seca" do que os outros tipos de mastim, mas todos os mastins devem vir da fábrica com um pano de baba preso.

Por que ele tem tanta dificuldade para respirar?

A forma da cabeça do mastim pode resultar em quatro anormalidades físicas - narinas estreitas, um palato mole alongado, uma pequena traqueia que comprime facilmente e pequenos sacos na laringe que sempre ou fora do lado errado - causam problemas respiratórios.

Narinas estreitas podem impedir que um mastim extraia ar suficiente pelo nariz. Um palato mole alongado (a parte de trás do céu da boca) é muito longo para o focinho curto do mastim e obstrui o fluxo de ar. A traquéia pode colapsar e bloquear suas vias aéreas. Sacos de evertidos na laringe podem se desenvolver a partir de seus esforços para respirar. Colocá-los juntos e eles soletram BAS, ou síndrome da via aérea braquicefálica.

Pode ser consertado?

Seu mastiff pode não ter BAS - somente seu veterinário pode dizer com certeza - mas se ele fizer isso, existem remédios que irão corrigir o problema até certo ponto. Os esteróides às vezes são úteis, e seu veterinário pode tentar isso. A cirurgia também é uma opção: suas narinas podem ser aumentadas e seu palato mole encurtado para permitir uma respiração mais fácil, e os sacos anormais que obstruem sua laringe podem ser removidos.

O que posso fazer em casa?

Não deixe seu garotão engordar. BAS ou não, o excesso de peso pode contribuir para restringir a respiração, e toda essa gordura precisa de oxigênio extra.

Adquira o seu mastim um chicote em vez de um colar de pescoço para manter qualquer pressão fora de sua traqueia.

Exercite seu mastiff suavemente. Preste atenção à sua respiração durante o exercício e pare se ele começar a mostrar sinais de aflição - ofegando excessivamente, engasgando, tossindo ou até vomitando.

Mantenha seu mastiff legal. Deixe-o ficar dentro de casa no ar condicionado em clima quente. Se ele gosta de nadar, tudo bem, mas fique com ele - seus ossos grandes podem fazê-lo afundar como uma rocha.

Ter seu mastiff BAS castrado. É melhor que aqueles com a síndrome não se reproduzam, já que três das quatro anormalidades causadoras são hereditárias. Baby Huey ainda será um ótimo animal de estimação, mas leve-o para fora do pool genético.