Pés São Insensibilizados Com Um Bezerro Apertado Ao Correr

Autor: | Ultima Atualização:

A síndrome do compartimento de esforço crônico é comumente experimentada por corredores.

Se você está finalmente entrando no ritmo de uma rotina de exercícios ou se é um atleta experiente, experimentar uma nova dor ou dor durante o exercício é um revés frustrante. Muitas vezes, as lesões se curam sozinhas com o tempo, mas lesões mais graves podem exigir atenção médica. A sensação de dormência e ter um músculo da panturrilha apertado durante a corrida pode ser simplesmente um sinal de que os músculos da panturrilha estão trabalhando duro, mas também pode ser um sintoma de uma condição mais grave chamada síndrome compartimental.

O que é Síndrome do Compartimento Exercial Crônico?

O mecanismo exato da síndrome do compartimento de esforço crônico (CECS) não é totalmente compreendido. A maioria dos profissionais concorda que a fáscia, ou tecido, que engloba os grupos musculares restringe sua expansão durante o exercício. Sem espaço adequado para se expandir, a pressão dentro do compartimento muscular aumenta, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo disponível para o músculo. Se não for tratada, esta diminuição do fluxo sanguíneo pode danificar permanentemente os músculos.

Quais são os sintomas?

CECS geralmente afeta atletas de resistência jovens. O atleta muitas vezes experimenta o aumento gradual da dor em uma região muscular específica, tipicamente na parte inferior da perna, durante o esforço. A dor é descrita como dor, aperto, cãibras ou tensão que desaparece com o repouso, embora não imediatamente. Muitas vezes, o corredor é capaz de descrever o tempo ou a distância necessária para o desenvolvimento dos sintomas.

Como o CECS é diagnosticado?

Diagnóstico de CECS é realizado medindo a pressão dentro do compartimento muscular. Atualmente, a técnica de medição aceita envolve a inserção de um cateter através da pele no compartimento sob investigação. O cateter lê a pressão, que é então comparada aos valores normais.

Qual é o tratamento do CECS?

O CECS possui opções de tratamento conservador e cirúrgico. O tratamento conservador inclui corrida em superfícies mais macias, usando órteses ou calçados esportivos de maior apoio, reduzindo o volume de treinamento ou treinamento cruzado, fisioterapia e congelamento da área afetada após o treinamento. O tratamento cirúrgico inclui uma fasciectomia parcial aberta ou uma fasciotomia simples. Ambos os procedimentos soltam o tecido que envolve o músculo, permitindo que ele se expanda durante o exercício.

Quais são as outras causas?

Muitas outras condições imitam o CECS, algumas com sérias conseqüências. Apenas um profissional médico pode fazer um diagnóstico adequado. Se você está sentindo dormência em sua panturrilha durante a corrida, consulte um médico para descartar uma condição urgente. Outras causas de dormência no pé ou na panturrilha durante a corrida podem incluir dores nas canelas, coágulos sanguíneos, aprisionamento de nervos e tumores ósseos.